PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Criado há um ano, grupo de partidos da terceira via definhou — entenda

Representantes de sete partidos que participaram de encontro em Brasília seguiram caminhos diferentes

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jun 2022, 10h21 - Publicado em 13 jun 2022, 06h01

Lula e Jair Bolsonaro já dominavam as pesquisas eleitorais quando representantes de sete partidos se reuniram em Brasília para tentar chegar a algum consenso sobre um nome de “terceira via” para enfrentá-los. O encontro completa um ano nesta terça-feira. Na ocasião, eles também criaram um grupo de WhatsApp, batizado de “Centro Equilíbrio”. Desde aquele almoço, no entanto, os participantes já seguiram alguns caminhos diferentes.

Os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire, que se juntaram em uma federação, declararam apoio à senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB, representado naquele 16 de junho de 2021 pelo deputado federal Herculano Passos — que, inclusive, trocou o partido pelo Republicanos.

Apesar de terem participado da reunião para tentar encontrar uma alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro, o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, e o deputado federal Aureo Ribeiro, que representou o Solidariedade, hoje integram a aliança em torno do petista.

Já Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, chegou a lançar o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro para a disputa pelo Palácio do Planalto, mas perdeu o seu pré-candidato no fim da janela partidária. No último dia de março, Moro migrou para o União Brasil e deixou o Podemos a ver navios. A legenda até agora não decidiu o que fará nas eleições presidenciais.

O outro partido representado naquela ocasião, e com três integrantes, foi o DEM, que desde então se fundiu com o PSL para formar o União Brasil. Estavam na reunião o presidente da legenda, ACM Neto, o ex-ministro da Saúde e então pré-candidato à Presidência, Luiz Henrique Mandetta, e o ex-ministro da Educação Mendonça Filho.

Pelo menos até agora, o partido dos três tem Luciano Bivar como pré-candidato ao Planalto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.