Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Como o governo avalia segurar os reajustes de preços da Petrobras

A possibilidade de uma mudança radical na política de preços da estatal é vista com resistência no governo

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 mar 2022, 19h22 - Publicado em 7 mar 2022, 19h20

Na reunião convocada por Jair Bolsonaro para discutir a questão dos preços dos combustíveis, o governo decidiu investir na proposta de um dispositivo de calamidade por fator externo — no caso, a guerra — para justificar uma trava calculada nos preços praticados pela Petrobras.

A possibilidade de uma mudança radical na política de preços da estatal é vista com resistência no governo. O PLP 11, em discussão no Congresso, ainda é o principal instrumento para lidar com os preços dos combustíveis.

Com o lucro de mais de 100 bilhões de reais, a estatal, na visão do governo, poderia “colaborar” com esse período de crise, segurando os preços para minimizar os efeitos da cotação do petróleo sobre o preço nas bombas.

O avanço da crise na Europa, com a guerra avançando nos próximos meses, no entanto, pode levar o governo lançar mão do instrumento de calamidade, que abriria ao governo um controle maior sobre a questão da Petrobras. Essa, no entanto, ainda é uma medida a ser evitada, na avaliação de integrantes da equipe econômica.

O foco é seguir na pressão para que governadores ajudem a conter o preço e que o Congresso faça o seu papel na discussão do projeto que trata dos combustíveis. A pressão do calendário eleitoral joga contra a equipe econômica e fortalece interlocutores políticos do Planalto que desejam uma ação mais clara de Bolsonaro no tema que tem provocado desgastes políticos ao governo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.