Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Como Luís Roberto Barroso avalia seu primeiro ano na presidência do STF

Ministro concentrou energias na eficiência da Justiça, na comunicação com a sociedade e na relação com os Poderes. "Um período desafiador", disse ao Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 set 2024, 06h01

Presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso completa, nos próximos dias, um ano no comando da Corte. “Um período desafiador”, segundo ele, em que o STF se consolidou como um grande órgão “conciliador” da República, mediando conflitos em diferentes setores.

Das emendas do orçamento secreto no Parlamento, passando por questões fundiárias e indígenas, o tribunal se envolveu com discussões sobre saúde, política de drogas, questões econômicas e, claro, o desafiador caminho de normatização dos conflitos provocados por redes sociais.

Barroso diz que concentrou energias na eficiência da Justiça, na comunicação com a sociedade e na relação com os outros Poderes. No plano da eficiência, o tribunal bateu recordes de produtividade e de conclusão de julgamentos.

Além disso, naquilo que considera a principal marca de sua gestão, o presidente do STF criou o Exame Nacional de Magistratura e o Exame Nacional de Cartórios, que funcionam como requisitos para inscrição nos concursos realizados pelos tribunais locais.

Com isso, padroniza-se nacionalmente a qualidade desses agentes públicos, além de representar um choque de integridade, ante rumores de coisas erradas que aconteciam em alguns concursos.

Continua após a publicidade

No plano da comunicação com a sociedade, Barroso lançou o plano pela linguagem simples, para acabar com o juridiquês e criou um programa nacional de padronização das ementas das decisões judiciais, que são um resumo simplificado do que foi decidido. Passou a ser muito mais fácil entender os julgamentos dos tribunais.

Na relação com os Poderes, o chefe do Supremo consolidou relações institucionais harmoniosas com o presidente da República e com os comandantes do Senado e da Câmara. Disso resultou, inclusive, uma inédita reunião dos representantes de todos os Poderes e os ministros do STF para equacionar o tema das emendas parlamentares ao orçamento.

Outro avanço importante da gestão de Barroso foi o julgamento que estabeleceu a quantidade de droga que distingue tráfico de porte para consumo pessoal no país.

“Foi um período desafiador, no qual o Supremo deu solução a um processo que corria há mais de uma década no tribunal, sobre a descriminalização do porte de drogas. Essa medida impede o hiperencarceramento de jovens pobres e negros de periferia, em razão de pequenas quantidades de drogas. Tal política destruía vidas, tornava-os mais perigosos e fornecia mão de obra para as facções dos presídios”, diz Barroso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.