Como a pressão pela queda de Ernesto Araújo mexe com o Itamaraty
Possível mudança no comando da diplomacia movimenta Ministério das Relações Exteriores

No Itamaraty, o clima nesta quinta-feira é de que após os duros recados dados pelo Congresso nesta semana, não há chance para que Ernesto Araújo permaneça à frente da diplomacia brasileira.
Um dos efeitos da iminente mudança é a dúvida que começa a pairar sobre o que Jair Bolsonaro fará com o ministro, um dos últimos representantes da ala ideológica na Esplanada dos Ministérios.
Diplomatas não descartam um eventual “rebaixamento” de Ernesto para o posto de assessor especial da presidência, hoje ocupado por Filipe Martins — agora alvo de apuração por suposto gesto supremacista. Seria uma maneira de manter o chanceler no governo, sob o abrigo de peso do Palácio do Planalto.
A possível mudança também já fez acender o alerta em integrantes da cúpula do Ministério das Relações Exteriores, que começam a se articular para não ficarem sem guarida — e passam a se mexer em busca de postos que não precisem de sabatina pelo Senado.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.