Chineses não descartam empréstimo local para outorga de usinas
Os chineses da China Three Gorges (CTG) estão preparados para trazer de fora os R$ 13,8 bilhões de outorga para usinas de Jupiá e Ilha Solteira, arrematadas ontem em leilão promovido pelo governo federal. Mas uma operação envolvendo empréstimo de bancos brasileiros ainda não está descartada. A empresa sonda o mercado para conseguir uma parte do dinheiro por […]
Os chineses da China Three Gorges (CTG) estão preparados para trazer de fora os R$ 13,8 bilhões de outorga para usinas de Jupiá e Ilha Solteira, arrematadas ontem em leilão promovido pelo governo federal. Mas uma operação envolvendo empréstimo de bancos brasileiros ainda não está descartada.
A empresa sonda o mercado para conseguir uma parte do dinheiro por aqui e evitar o risco cambial, dado que o retorno virá das tarifas, cobradas em reais. Com as duas opções na mão, acredita que podem conseguir boas taxas de empréstimo no Brasil.
A sondagem vai testar o apetite dos bancos nacionais em emprestar. Por enquanto, pelo menos um deles está com sorriso de orelha a orelha. O Santander foi o assessor financeiro da operação e deve embolsar uma boa comissão, num ano mirrado para os grandes negócios de infraestrutura por conta da combinação de crise e Lava-Jato.