Cerca de 20% da população do Rio compra produtos piratas, diz pesquisa
Levantamento da Fecomércio-RJ mostrou que gasto médio com itens falsificados é de R$ 73,5 por compra

Pesquisa da Fecomércio-RJ mostrou que 20,5% da população do estado do Rio comprou algum produto pirateado nos últimos 12 meses. Em números absolutos, são 2,9 milhões de pessoas, volume superior a marca de 1,2 milhão registrada no ano passado.
O gasto médio com produtos falsificados foi de 73,5 reais por compra. Para 75,9% dos entrevistados para a pesquisa, o preço mais baixo do que de itens originais é o motivo para a opção por piratas. A pesquisa mostrou que 93,6% sabem que a pirataria é crime e que 65,5% acreditam que a prática é prejudicial à economia.
O levantamento é parte do esforço de combate à falsificação pela Fecomércio-RJ, que este ano será contemplada com o Prêmio Nacional de Combate à Pirataria (PNCP) na categoria “Educacional – impactos voltados ao consumidor”. A premiação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.