#CARROS#Vendas caem dois dígitos
Depois do melhor março de sua história, a indústria automobilística brasileira andou para trás em abril. Foram vendidos 234 426 carros, uma queda de 14% em relação ao mês de março e de 10,27% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Há pelo menos duas explicações para este desempenho. Primeiro, e mais importante: em […]
Depois do melhor março de sua história, a indústria automobilística brasileira andou para trás em abril. Foram vendidos 234 426 carros, uma queda de 14% em relação ao mês de março e de 10,27% em comparação ao mesmo mês do ano passado.
Há pelo menos duas explicações para este desempenho. Primeiro, e mais importante: em março, havia o temor de que a redução do IPI não fosse ser renovada pelo governo – o consumidor, então, antecipou as compras. E, em segundo lugar, a quantidade de feriados de abril de 2009 diminuiu os dias úteis das revendedoras em comparação com o ano passado.
De qualquer forma, as montadoras não têm do que reclamar. Fecharam o primeiro quadrimestre vendendo praticamente o mesmo do que no primeiro quadrimestre de 2008, o melhor ano da indústria automobilística brasileira: 902 688 veículos, apenas 0,7% (ou 6 500 carros) a menos.