Caças, helicópteros e submarinos em defesa do pré-sal
Meses atrás, para justificar tanta compra de armamento (caças, submarinos etc.), Lula ensaiou um discurso que juntava o pré-sal e as bilionárias aquisições. Agora, volta ao tema, insistindo no cruzamento dos dois temas. Em sua coluna desta semana, publicada um mais de uma centena de jornais amigos, o articulista Lula respondeu assim ao (e)leitor Anderson […]
Meses atrás, para justificar tanta compra de armamento (caças, submarinos etc.), Lula ensaiou um discurso que juntava o pré-sal e as bilionárias aquisições. Agora, volta ao tema, insistindo no cruzamento dos dois temas.
Em sua coluna desta semana, publicada um mais de uma centena de jornais amigos, o articulista Lula respondeu assim ao (e)leitor Anderson Silva, que o questionava sobre “o estado brasileiro está preparado para defender nossas reservas de petróleo”.:
– (…) Todo país deve se preparar para ameaças potenciais. Por isso, aprovamos em 2008 a Estratégia Nacional de Defesa. Já assinamos a compra de cinco submarinos, sendo um com propulsão nuclear, de 50 helicópteros, estamos negociando a compra de 36 caças e vamos ampliar os sistemas de defesa antiaérea. Vamos incrementar o monitoramento do nosso espaço territorial com o uso de satélites, aviões e radares. Hoje, já temos sistemas de defesa para o mar, mas precisamos aperfeiçoá-los, para desestimular qualquer tentativa de agressão aos interesses brasileiros.