Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaro é aconselhado a retirar Araújo de negociações com a China

Auxiliares do presidente defendem a demissão do chanceler como um gesto concreto do governo para reabrir o diálogo com Pequim

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 jan 2021, 13h38 - Publicado em 19 jan 2021, 13h17

Auxiliares de Jair Bolsonaro aconselharam o presidente nesta semana a afastar Ernesto Araújo de qualquer interlocução diplomática com a China em torno da importação de insumos para a produção de vacinas. A crise por causa dos seguidos erros na condução da estratégia de imunização bateu pesado no Planalto.

A demissão de Araújo seria um gesto concreto do governo brasileiro para demonstrar o interesse de reabrir negociações com os chineses, apesar de os próprios filhos de Bolsonaro representarem obstáculos na relação com a China. Na avaliação dos auxiliares do presidente, no entanto, ainda que o presidente não decida demitir o chanceler, a medida mais urgente no momento é retirar Araújo do jogo, colocá-lo na geladeira.

“Há oito meses o Araújo vem martelando o discurso do ‘China, não’. Como é que vai abrir algum diálogo com o país para pedir ajuda agora? Precisa tirar o Araújo, mudar a interlocução, recomeçar”, diz um auxiliar do Planalto.

A mesma estratégia tem sido indicada pelos auxiliares a Bolsonaro em relação a Índia. Não dá mais para deixar a negociação das doses de vacina compradas dos indianos nas mãos dos trapalhões de Eduardo Pazuello.

Bolsonaro deu sinais de que atendeu a gravidade da situação e o agravamento da crise, agora que a vacina está em risco por uma atitude direta dele, dos filhos e de seus seguidores aloprados de atacarem a China.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.