Avaliação negativa de Bolsonaro chega a 50%, diz XP-Ipespe
A rodada de junho da pesquisa registra continuidade na trajetória de alta da avaliação negativa do governo -- é nono levantamento com piora
A rodada de junho da pesquisa XP-Ipespe registra continuidade na trajetória de alta da avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro, embora outros indicadores, como a percepção sobre os rumos da economia e o temor em relação à pandemia, tenham melhorado.
Hoje, são 50% os que consideram a administração federal ruim ou péssima, um ponto percentual a mais que no levantamento de maio. A pesquisa é a nona consecutiva em que a tendência de alta se apresenta. Desde outubro, quando o movimento começa, esse grupo saiu de 31% para os 50% atuais. O número é o pior da série desde o início do governo, junto com maio de 2020. Sobre os rumos da economia, saltou de 26% para 29% o grupo dos que consideram o caminho certo, enquanto caiu de 63% para 60% os que veem o caminho errado.
Quando a pergunta é sobre a maneira de Bolsonaro governar, o número sobe ainda mais: 60% desaprovam a forma de administrar do presidente.
Em outra área, caiu de 50% para 45% os que dizem estar com muito medo do surto de coronavírus. Este é a primeira vez em que há um descolamento desses dois indicadores em relação à avaliação do presidente, que tinham tendências coincidentes até então. Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login
No Dia dos Pais, assine VEJA e tenha acesso ao conteúdo digital de todos os outros títulos Abril*.
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

Advogada de direito de família diz quem tem razão no caso Larissa Manoela
O país que mais rendeu faturamento a ‘Barbie’ – e o de pior desempenho
Mauro Cid guardava em casa documento citando joia de nióbio
A crítica do The New York Times a Xuxa, chamada de ‘Barbie do Brasil’
Público do festival ‘Doce Maravilha’ pede devolução do valor do ingresso
