Augusto Aras encontra Luís Miranda e desabafa sobre injustiças
Procurador-geral se queixou de críticas após fala no Dia das Mulheres; em fevereiro, Aras arquivou inquérito contra Bolsonaro em caso denunciado por Miranda

Responsável pelas denúncias contra Jair Bolsonaro a respeito de irregularidades em negociações da Covaxin, o deputado Luís Miranda (Republicanos-DF) esteve na última quarta com Augusto Aras e ouviu do procurador-geral da República queixas sobre ‘injustiças’ que estaria sofrendo.
Mês passado, Aras ordenou o arquivamento de inquérito contra Bolsonaro no caso denunciado pelo parlamentar e pelo seu irmão, o servidor da Saúde Luís Ricardo Miranda.
A injustiça a que se referiu o procurador-geral foi a enxurrada de críticas que recebeu após discurso em homenagem ao Dia da Mulher — na ocasião, afirmou que as mulheres “têm o prazer de escolher a cor das unhas e o sapato que vão calçar”. Depois, disse ter sido mal compreendido em suas falas.
No encontro de quarta, organizado pela Frente Parlamentar Evangélica, os deputados ouviram de Aras que a menção a escolhas cosméticas femininas se referia a um extinto decreto do Judiciário que proibia magistradas de usarem determinadas cores de esmalte durante sessões.
“Ele [Aras] comentou sobre estar sendo injustiçado por causa das suas falas, e brinquei com ele: ‘ministro, como é ruim injustiça, não é? Agradeço a PGR por não ter cometido nenhuma injustiça contra mim'”, diz Miranda.
Em fevereiro, Aras seguiu o entendimento de relatório da Polícia Federal e pediu o arquivamento do inquérito contra Bolsonaro no caso Covaxin — a PF reconheceu a veracidade dos depoimentos dos irmãos Miranda, mas chegou à conclusão de que não houve prevaricação por parte de Bolsonaro.
No ano passado, Aras já havia ‘livrado’ Miranda de ser investigado por crime de denunciação caluniosa. A PF questionou a inclusão do deputado no inquérito da Covaxin e a PGR se manifestou contra.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)