Atraso em pagamentos suspende troca de radares em aeroportos
Contratada para substituir radares de geolocalização em sete aeroportos do país, a gigante espanhola Indra suspendeu o serviço. O motivo: com a crise nas contas do governo, a Infraero deixou de fazer os pagamentos. O contrato soma 54 milhões de reais. Na tentativa de receber os atrasados, a empresa espalha em Brasília que a segurança aérea está prejudicada […]
Contratada para substituir radares de geolocalização em sete aeroportos do país, a gigante espanhola Indra suspendeu o serviço.
O motivo: com a crise nas contas do governo, a Infraero deixou de fazer os pagamentos. O contrato soma 54 milhões de reais.
Na tentativa de receber os atrasados, a empresa espalha em Brasília que a segurança aérea está prejudicada porque, no processo de substituição, os aparelhos antigos já haviam sido desmontados.
Mas quem entende do assunto diz que a troca dos radares nem era necessária porque os pilotos já não dependem mais desses equipamentos para se guiar nos céu — hoje, até as aeronaves de pequeno porte são equipadas com tecnologia muito mais simples e de maior precisão.
(A Indra entrou em contato com a coluna no dia 22. Disse que não solicitou a suspensão do contrato e que segue prestando serviços à Infraero e refutou a informação de que seus representantes estão “disseminando boatos” sobre a segurança aérea. A companhia alega ainda que os equipamentos contribuem para a eficiência e segurança das operações e que são importantes em momentos de contingência, “mesmo para aeronaves mais modernas”.)