Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Até Bolsonaro vê erro em política de preço da Petrobras, diz senador do PT

Relator de projetos contra aumento dos combustíveis criticou balizamento de preços por cotação internacional e afirma que ação do governo é 'tarde demais'

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 mar 2022, 14h57 - Publicado em 7 mar 2022, 14h44

Na esteira da sinuca de bico em que entrou Jair Bolsonaro devido à alta dos combustíveis, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) voltou a criticar a política de preços da Petrobras e afirmou que até o presidente reconhece que a sistemática está equivocada.

Mais cedo, Bolsonaro admitiu que o modelo que toma como base o preço do barril do petróleo no mercado internacional para definir os valores cobrados no país não está certo — ao mesmo tempo, diz não poder interferir na política de preços para não melindrar o mercado financeiro.

“O PPI é paridade de importação, ou seja, significa que é o preço lá de fora, mais as despesas internas para colocar o produto aqui, é como se ele [combustível] não fosse em nenhuma percentagem produzido no Brasil (…) Até o Bolsonaro chegou à conclusão hoje de que o PPI está errado, mas chegou tarde demais”, disse Jean Paul, que é relator de dois projetos já avançados no Congresso para barrar a alta dos combustíveis.

Com a aproximação das eleições e das crescentes críticas à sua gestão devido ao aumento da gasolina, Bolsonaro ordenou já para esta segunda reunião de técnicos do Planalto, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Economia e da própria Petrobras para discutir o tema.

“Leis feitas erradamente lá atrás atrelaram o preço do barril produzido aqui ao preço lá de fora. Esse é o grande problema. Nós vamos buscar uma solução para isso”, disse Bolsonaro, que busca centrar fogo na figura do presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.