Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Aliados reclamam de silêncio de Bolsonaro sobre golpistas: ‘É muita birra’

Postura de Bolsonaro sobre atos violentos de apoiadores é vista por aliados como coisa de mau perdedor

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 dez 2022, 13h19 - Publicado em 28 dez 2022, 12h28

Em fevereiro de 2019, Jair Bolsonaro surpreendeu o meio político em Brasília ao surgir todo esfarrapado numa foto (veja abaixo) em que anunciava o texto da reforma da Previdência. Foi apenas o primeiro de uma infinidade de momentos em que o presidente sacrificou a liturgia do cargo que ocupa e contribuiu para diminuir a simbologia da figura presidencial.

Seja de direita ou de esquerda, o presidente representa a nação e deve se portar de modo adequado ao cargo. Ao fugir para Miami nos próximos dias, o presidente fará seu último e derradeiro atentado à liturgia do poder, não passando a faixa presidencial ao seu adversário legitimamente eleito. Fosse esse o único problema, os aliados já teriam deixado o presidente para trás. A questão que ronda os poucos apoiadores que sobraram em Brasília, no entanto, é outra.

Na manhã desta quarta, como mostrou o Radar, Valdemar Costa Neto e Braga Netto foram encontrar o presidente no Alvorada. Os dois encarnam o pensamento de outros aliados que deploram o silêncio do presidente sobre os atos de radicais que já vandalizaram Brasília e quase conseguiram provocar uma grande tragédia a partir da frustrada tentativa de explosão de um caminhão-tanque no Aeroporto Internacional de Brasília.

Bolsonaro tem sido cobrado a fazer um pronunciamento para condenar as ações golpistas e pedir que seus apoiadores radicais retornem para suas casas. Os acampamentos golpistas nas portas dos quartéis já começaram a ser desmontados gradualmente. O silêncio de Bolsonaro, no entanto, é visto por aliados como coisa de mau perdedor: “É muita birra. Não percebe que acabou. Não escuta ninguém”.

SEM ESTILO - Bolsonaro, cercado de ministros e auxiliares, com a camiseta pirata do Palmeiras e chinelos
SEM ESTILO – Bolsonaro, cercado de ministros e auxiliares, com a camiseta pirata do Palmeiras e chinelos (./Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.