Alckmin anuncia equipe econômica da transição
André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Pérsio Arida integrarão grupo técnico
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou nesta terça o time que vai coordenar a economia na equipe de transição. Em coletiva, ele destacou que os nomes escolhidos para a passagem do governo de Jair Bolsonaro para o de Lula “não tem relação direta com ministérios”.
Foram escolhidos os economistas André Lara Resende e Pérsio Arida, idealizadores do Plano Real, Nelson Barbosa, ex-ministro do Planejamento e da Fazenda nos governos Dilma Rousseff, e Guilherme Mello, professor da Unicamp e assessor econômico da campanha de Lula.
Alckmin reforçou que uma das prioridades do governo é a manutenção do auxílio de 600 reais, que voltará a se chamar Bolsa Família. Além disso, há a projeção de acrescentar 150 reais às famílias com “criança pequena”, beneficiadas pelo programa de transferência de renda. Questionado sobre a diferença nos perfis dos economistas anunciados, ele disse que são nomes complementares.
“Não são visões, eu diria, opostas. São complementares. É importante você ter no grupo técnico visões que se complementam, que se somam”, disse.
O ex-governador de São Paulo também respondeu sobre a forma de financiamento do programa de transferência de renda. Há uma indefinição se uma Proposta de Emenda Constitucional será enviada ao Congresso, se o espaço no Orçamento será aberto por medida provisória, ou se haverá outra alternativa.
“É uma possibilidade”, afirmou o coordenador da transição sobre uma eventual PEC. “Esse é um caminho, você tem outro caminho, isso vai ser definido nos próximos dias”, acrescentou.