Alarmado com a seca, governo toma medidas para atenuar falta d’água no Nordeste
O Nordeste está enfrentando uma das piores secas dos últimos anos. No Rio Grande do Norte, 15 municípios entraram em colapso de abastecimento e outros 77 estão em situação de racionamento de água. Em Sergipe, duas cidades devem decretar estado de emergência nos próximos dias: Telha e Propriá. Alarmado, o governo começou a agir. A […]
O Nordeste está enfrentando uma das piores secas dos últimos anos. No Rio Grande do Norte, 15 municípios entraram em colapso de abastecimento e outros 77 estão em situação de racionamento de água. Em Sergipe, duas cidades devem decretar estado de emergência nos próximos dias: Telha e Propriá.
Alarmado, o governo começou a agir. A Agência Nacional de Águas assinou uma resolução na semana passada determinando a redução da vazão das represas de Sobradinho e de Xingó de 1 300 m³ por segundo para 850.
A ideia é guardar mais água para o consumo humano. Evidentemente, essa decisão trará um impacto na produção de energia da região e, consequentemente, na conta de luz das capitais nordestinas.