Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

AGU pede prisão de Torres e de radicais bolsonaristas; leia pedido

AGU vai pedir ao Supremo a apuração e responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos atos ilícitos

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 jan 2023, 20h19 - Publicado em 8 jan 2023, 18h37

A AGU de Jorge Messias apresentou ao STF um pedido de prisão em flagrante contra o ex-secretário de Segurança do Distrito Federal Anderson Torres por responsabilidade nos eventos que resultaram na destruição das sedes do Planalto, do Congresso e do STF neste domingo. Os ataques bolsonaristas foram possíveis por causa da negligência das forças de segurança então comandadas por Torres.

Além dele, Messias também solicita ao STF a responsabilização de outras pessoas envolvidas nos atos e a prisão em flagrante dos radicais.

A AGU vai pedir ainda que o Supremo determine às autoridades competentes a apuração e responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos atos ilícitos, incluindo agentes públicos, além da realização de perícia e outros atos necessários à coleta de provas.

Leia o pedido da AGU ao STF.

A AGU pediu ainda ao STF a desocupação imediata de prédios federais em todo o país e a dissolução de manifestações nas imediações de quartéis pela Força Nacional e pelas polícias dos estados e do DF.

O pedido inclui também que o STF determine que as provedoras de telefonia guardem por 90 dias registros de conexão para a identificação por geolocalização de pessoas que estiveram neste domingo nas imediações da Praça dos Três Poderes e no QG do Exército em Brasília.

Continua após a publicidade

Também foi pedido que o STF oficie as plataformas de redes sociais que desmonetizem perfis que promovam atos golpistas e incentivem invasões de prédios públicos.

A AGU quer ainda a responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos atos, incluindo agentes públicos.

A petição ao Supremo requer a apreensão de veículos e bens utilizados na organização dos atos e que a ANTT mantenha registro dos veículos que entraram no DF entre 5 e 8 de janeiro.

A petição foi protocolada no curso dos inquéritos 4781 e 4874 que tramitam no Supremo.

Continua após a publicidade

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.