A reação nas redes sociais no Brasil às eleições na Venezuela de Maduro
Levantamento da agência Ativaweb identificou que 93% das quase 25 milhões de menções expressam rejeição ao atual governo
Um levantamento feito pela agência Ativaweb nas redes sociais do Brasil ao longo de 12 dias a partir das eleições na Venezuela identificou que 93% das quase 25 milhões de menções expressam rejeição ao governo de Nicolás Maduro — que foi declarado reeleito pelo órgão eleitoral do país, resultado que é questionado pela oposição e por grande parte da comunidade internacional.
A análise se debruçou sobre as discussões em torno dos temas Venezuela, eleições, Brasil, Maduro e Lula, utilizando dados coletados das plataformas X (antigo Twitter), Instagram e Facebook, com o objetivo de captar as percepções e sentimentos dos usuários brasileiros em relação a esses assuntos.
O estudo destaca que o número total de menções (24.879.711) indica um elevado interesse e atividade nas redes sociais em relação ao tema Venezuela no Brasil. O estado de Roraima, devido à sua proximidade geográfica e impacto direto com as questões venezuelanas, mostra um envolvimento significativo, com mais de 2,5 milhões de menções.
Segundo a Ativaweb – Ecossistema de Marketing, o alto índice de rejeição identificado reflete uma insatisfação generalizada e preocupações significativas entre os brasileiros em relação à situação na Venezuela e à liderança de Maduro. Apenas 5% das menções foram classificadas como neutras e só 2% foram positivas.