Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A orientação e o conselho de Lula aos ministros sobre eleições municipais

O ministro Rui Costa relatou que o presidente aproveitou a reunião ministerial desta quinta para pedir que os auxiliares preservem o "símbolo" do governo

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 ago 2024, 17h38

Depois de participar das sete horas de reunião ministerial no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, relatou a jornalistas há pouco que Lula aproveitou o encontro para orientar seus auxiliares a apoiar seus respectivos candidatos nas eleições municipais deste ano, evitando ataques aos adversários, para preservar o “símbolo” do seu governo.

Segundo Costa, o presidente disse que os ministros, “cada um do seu partido”, tinham “absoluta liberdade” para escolher os seus candidatos, mas que aconselhava os que fossem participar de campanhas a fazer “todos os elogios aos seus candidatos e não fizessem críticas ou ofensas a candidatos adversários, independente de quem é o adversário, se o adversário é da base ou não é da base”.

“Ele [disse] que queria que cada ministro replicasse o modus de fazer política que ele tem defendido, ou seja, da cintura pra cima, defendendo valores, propostas, e não de ataque a adversários”, declarou.

De acordo com o chefe da Casa Civil, a orientação se deve ao fato de que cada ministro, mesmo que lá não esteja falando no respectivo cargo, simboliza o governo. “E ele gostaria que o símbolo do governo dele fosse de que cada um é muito enfático na defesa do seu candidato, mas não precisa colocar adjetivos negativos sobre os outros candidatos que existirem em cada município”, comentou.

Continua após a publicidade

Esse foi o apelo que ele fez e, portanto, não vai cobrar e nem vai coordenar nenhum tipo de alinhamento partidário em relação a candidatos, mas deixa essa orientação”, comentou Costa.

Apesar do relato do ministro, Lula não hesita em fazer críticas ao seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro, sempre que tem oportunidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.