Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A carta entregue por empresários da aviação para Lula

Entre outras demandas, setor pede melhores condições para competir com companhias estrangeiras

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 set 2022, 13h30

Empresários do turismo se reuniram em São Paulo com Lula nesta terça. Entre os executivos estava o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, que entregou uma carta ao candidato petista com uma série de demandas do setor.

Uma das principais reivindicações é o fim da tributação sobre o querosene de aviação (QAV), componente fundamental do combustível usado em aeronaves.

“O Brasil é o único país do planeta que tributa o QAV. Esses debates têm de ser travados aqui para voltarmos a oferecer condições muito melhores aos consumidores brasileiros”, afirmou Sanovicz.

Os signatários da carta também sugerem políticas públicas para o desenvolvimento e uso do combustível sustentável de aviação. Para o presidente da organização, a alternativa possibilita que a aviação brasileira não dependa do mercado internacional.

“O Brasil tem estrutura, tem pesquisa, universidade e a Embrapa capazes de transformar isso num vetor de mudança, de nos descolar dessa política de precificação internacional”.

Continua após a publicidade

A Associação ainda solicita um contexto favorável para o setor. Com isso, os empresários esperam competir de forma mais igualitária com as companhias aéreas estrangeiras.

“Uma demanda que temos é a de construir no Brasil um ambiente de custos, regras e tributos semelhante ao que vive a aviação mundial. Queremos as mesmas condições de competir que têm empresas americanas, europeias e asiáticas”, acrescentou.

A carta já foi entregue a Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e a Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB) também assinam o documento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.