Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A carta da União Europeia que alinhou o governo Lula e a bancada ruralista

Líderes políticos do agro veem medida de protecionismo comercial em ameaça de sanções ambientais extras no acordo com o Mercosul

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2024, 00h24 - Publicado em 7 jul 2023, 14h01

Em geral críticos e mesmo opositores do governo Lula, ruralistas são só elogios às manifestações públicas de indignação do presidente da República sobre a carta adicional da União Europeia que prevê sanções ambientais extras no acordo com o Mercosul.

“Vamos a Bruxelas discutir com a União Europeia e os países da América Latina, e precisamos ter uma resposta do que nós queremos para consolidar o acordo. Nós queremos fazer uma política de ganha-ganha, a gente não quer fazer uma política em que eles ganhem e a gente perca”, afirmou Lula durante o programa Conversa com o Presidente na útima terça-feira.

Líderes políticos do agro consideram a narrativa de preocupação ambiental dos europeus e as ameaças de sanções adicionais uma “nítida” medida de protecionismo comercial aos produtores rurais da França e da Alemanha em relação à competitividade do Brasil no setor.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR) saiu de uma reunião com Geraldo Alckmin nesta semana seguro de que a bancada está alinhada com o governo Lula na demanda por reciprocidade em relação às exigências da UE.

Apresentou ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento Industrial, Comércio e Serviços um projeto de lei do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) que, na hipótese de o Brasil sofrer sanções ambientais dos europeus, taxaria produtos importados do bloco à proporção da disparidade entre as duas partes nas taxas de matriz energética renovável e preservação de mata nativa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.