PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A aposta do governo federal no cultivo de famoso fruto amazônico no DF

Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional quer investir em logística e capacitação da agricultura familiar

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 ago 2022, 14h55 - Publicado em 29 jul 2022, 15h30

Focada em agricultura familiar, a Rota da Fruticultura do Distrito Federal RIDE-DF já aposta em novos cultivos para a região — a plantação de açaí e frutas vermelhas é uma delas.

A iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Econômico, do governo federal, foi criada em junho do ano passado e engloba, além do DF, 33 municípios de Minas Gerais e Goiás.

A expectativa é que 1.000 famílias gerem, cada uma, cerca de 250.000 reais por ano com plantações de açaí, por exemplo, totalizando aproximadamente 43 milhões de reais em impostos.

Já em relação à produção de mirtilo, 100 famílias poderão gerar, cada uma, 300.000 por ano, totalizando cerca de 30 milhões de reais em impostos.

O novo polo frutícola é voltado para as frutas vermelhas — morango, mirtilo, amora e framboesa –, e também paro o próprio açaí e a jabuticaba, mas sem esquecer das demais culturas que já são exploradas, como goiaba, mamão e maracujá.

Continua após a publicidade

Para potencializar a produção, foram entregues 32 caminhões, 43 microtratores e 26 câmaras frias para uso direto na fruticultura de cada região.

Os equipamentos vão ajudar na logística de distribuição dos produtores de frutas da Rota da Fruticultura e foram obtidos via emendas parlamentares.

A Rota planeja uma central comercializadora para atender todos os produtores da região, capacitando-os para ter produtos de qualidade internacional, unindo o setor público ao setor privado por meio de parcerias, apoiando e fortalecendo os produtores das regiões.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.