Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

8 em cada 10 brasileiros acham muito importante o controle das fake news

Pesquisa feita entre 5 e 28 de junho entrevistou 21.808 pessoas de todo o Brasil

Por Pedro Pupulim 5 set 2024, 15h30

Uma pesquisa feita pelo Instituto DataSenado/IPRI identificou que quase 8 em cada 10 brasileiros consideram muito importante o controle das fake news nas redes sociais para que haja uma disputa eleitoral justa.

Quando questionados sobre a importância do controle de conteúdo falso nas redes sociais durante o período eleitoral, apenas 10% dos entrevistados apontaram a medida como “nada importante”, seguidos por 9% que consideraram “pouco importante”, números bem distantes dos 78% que acham muito importante.

Além disso, o levantamento apontou que a ampla maioria (81%) acha que a divulgação de fake news pode afetar muito o resultado das eleições. Apenas 11% acreditam que o impacto é pouco, seguidos por 9% que consideram nulo, Outros 2% não souberam ou preferiram não opinar.

De acordo com Instituto, os números refletem a percepção de que a integridade eleitoral depende de medidas eficazes contra a desinformação.

Responsabilização das plataformas

O DataSenado também levantou o percentual daqueles que concordam com a responsabilização das plataformas digitais pela disseminação de notícias falsas, e notou que o número varia conforme o posicionamento político do entrevistado.

Continua após a publicidade

De modo geral, 81% concordam com esse tipo de medida, mas o apoio chega a 95% entre os que se identificam com a esquerda e cai para 65% entre os que se classificam como de direita.

O coordenador da pesquisa, José Henrique Varanda, disse que os resultados respaldam a Justiça Eleitoral nas regulamentações que buscam evitar vantagens indevidas.

“A ampla maioria da população brasileira usa as redes sociais. Isso faz a gente pensar até onde o problema é que as pessoas estão expostas a notícias que não conseguem identificar como falsas ou até onde há um uso deliberado, consciente, destas como ferramenta de instrumentação social, inclusive política” destacou.

O Instituto DataSenado, em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, entrevistou 21.808 pessoas de todo o Brasil entre os dias 5 e 28 de junho deste ano. O nível de confiança no levantamento é de 95% e a margem de erro média nas respostas para dados nacionais foi de 1,2 ponto porcentual.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.