Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

20/8/2007 – 24/8/2007

  Sexta-feira, 24 de Agosto de 2007 Receba as notas por SMS e RSS   TELEVISÃOBispos versus leigos 1 | 17:25 A Record acaba de perder o seu principal executivo na área artística e de programação. Helio Vargas, que desde 2002 estava frente do projeto de profissionalização da emissora, não renovou seu contrato. Vargas foi o responsável […]

Por Da Redação Atualizado em 6 jun 2024, 09h14 - Publicado em 31 ago 2007, 17h27


  Sexta-feira, 24 de Agosto de 2007

Receba as notas por SMS e RSS  
TELEVISÃO
Bispos versus leigos 1
| 17:25

A Record acaba de perder o seu principal executivo na área artística e de programação. Helio Vargas, que desde 2002 estava frente do projeto de profissionalização da emissora, não renovou seu contrato. Vargas foi o responsável pela contrataçào de Tom Cavalcanti, Roberto Justus e Marcio Garcia. E está saindo depois de bater de frente com a turma da Igreja Universal.

Bispos versus leigos 2 | 17:24

Agora, só o diretor comercial, Walter Zagari, é leigo. O resto é da Universal.

IBAMA
Atuando nas duas pontas
| 14:30

A auditoria do Ibama precisa prestar atenção a um caso intrigante. Um funcionário do Instituto saiu, durante uma semana, para dar aulas em um curso aos funcionários do Ministério do Meio Ambiente, ao qual o instituto é subordinado. O curso sobre licitações e contratos foi feito durante o horário do expediente. Estaria tudo bem se ele, que já recebe salário do governo para trabalhar em regime de dedicação exclusiva, não tivesse cobrado 6 924 reais pelas aulas. Para facilitar a apuração do caso pelos auditores, vai aqui o nome do funcionário: chama-se Henrique Barros. Ocupa o cargo de chefe da auditoria do Ibama.

BRASIL
Contrato milionário
| 12:31
Continua após a publicidade

Brasília anda agitada também pela decisão, prevista para as próximas duas semanas, sobre o vencedor da licitação do milionário contrato de manutenção do metrô local. Em jogo, um contrato de 120 milhões de reais, que está sendo disputado pela francesa Alston, a alemã Siemens e o consórcio brasileiro Mantrem.

ECONOMIA
Exportações a perigo
| 07:47

Está para ser anunciada a qualquer momento uma nova greve dos fiscais agropecuários. E que importância isso tem? Simplesmente, pára a locomotiva das nossas exportações – o agronegócio. E, de tabela, compromete até as atividades do Pólo Industrial de Manaus, porque muitos componentes chegam em engradados de madeira. Para entrar no Brasil, estes engradados precisam do o.k.. da fiscalização do ministério da Agricultura.

TREM-BALA
Será que é para valer?
| 06:52
Sérgio Cabral e José Serra assinam na quinta-feira um convênio para que se faça um plano-diretor para estudar a implantação de um trem-bala ligando Rio de Janeiro a São Paulo. Beleza. É um primeiro passo. Mas o que precisa mesmo é convencer um investidor privado da viabilidade do trem-bala.
AVIAÇÃO
A vez dos Boeings
| 06:05
A TAM está prestes a anunciar que, a partir de novembro, vai incorporar dois Boeings 777 à sua frota. Serão usados na rota São Paulo/Frankfurt. Como se sabe, a quase totalidade dos aviões da TAM são da Airbus.
Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 24 de agosto de 2007

  Quinta-feira, 23 de Agosto de 2007

Receba as notas por SMS e RSS  
MENSALÃO
Agora a ministra toma cuidado
| 19:46
Está mais cuidadosa a ministra Cármen Lúcia, flagrada pelo jornal O Globo em conversas via e-mail sobre o julgamento do mensalão com o seu colega Ricardo Lewandowski. Na sessão de hoje, Cármen não teclou uma só vez o seu notebook. A tela do seu computador exibia apenas os dizeres “Justiça e Paz”.
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
ABL não dá prêmio para ninguém
| 17:35

Terminou agora na Academia Brasileira de Letras a eleição para a escolha do vencedor do Prêmio Ermírio de Moraes, o mais importante da instituição. Resultado: ninguém vai levar o cheque de 100 000 reais para casa. Por 20 votos a 17 (e duas abstenções), os acadêmicos decidiram rejeitar o parecer da comissão que escolheu Frans Post – Obras Completas, de Bia e Petro Corrêa do Lago. É um fato inédito na ABL.

Portella nos bastidores 1 | 17:34

Não se tratava apenas de escolher o melhor livro do ano. O que estava em jogo, na verdade, era poder de Eduardo Portella na ABL. Portella empenhou-se até o último fio de cabelo (e, como se sabe, o que não lhe falta é topete) para que Pedro Corrêa do Lago não levasse o prêmio.

Portella nos bastidores 2 | 17:33

Portella, ex-presidente da Biblioteca Nacional, considera que Corrêa do Lago, seu sucessor na instituição, retirou alguns feudos que eram seus na Biblioteca. E passou a considerá-lo um inimigo. Portella, aliás, retomou o seu poder na Biblioteca na atual gestão. Sua mulher, Célia, é secretária executiva de Moniz Sodré, o atual presidente. A Biblioteca Nacional tem o condão de dar algumas benesses a escritores. Por exemplo, tem verba para convidar (com tudo pago) autores para feiras de livros mundo afora.

Continua após a publicidade
LUXO
Enquanto isso, na Daslu…
| 16:31

Foi reaberta ontem a última loja dentro da Daslu que ainda estava fechada – a Prada. As caixas registraram ontem 1,8 milhão de reais em vendas. A Daslu estava lotada. O país, pelo visto, já esqueceu o terremoto financeiro que abalou o mundo na semana passada.

STF
Indicação de Direito deve sair entre hoje e amanhã
| 13:25

No Palácio do Planalto, a expectativa é de que entre hoje e amanhã Lula indique Carlos Alberto Direito para o Supremo Tribunal Federal, na vaga aberta pela aposentadoria de Sepúlveda Pertence.

Arco de alianças | 13:24

Muita gente graúda tem feito campanha por Direito, atualmente ministro do STJ. Alguns mais discretos como Eros Grau e Gilmar Mendes, ministros do STF; outros mais ostensivos como Nélson Jobim.

Perfil conservador | 13:23

O carioca Direito tem um perfil mais conservador em comparação aos outros seis ministros já indicados por Lula para o STF.

MENSALÃO
Uma parte apenas
| 12:29

De um experiente advogado, que desde ontem está grudado diante da TV Justiça, assistindo ao julgamento dos “40 do mensalão”, com a autoridade de quem conversou nas últimas semanas com vários ministros do Supremo: “Pelo que percebi, a denúncia do procurador Antonio Fernando será recebida, sim. Mas não inteira.”

Continua após a publicidade
Atuação conjunta | 11:38

José Carlos Dias, José Luis de Oliveira Lima e Arnaldo Malheiros, respectivamente advogados dos diretores do Banco Rural, de José Dirceu e de Delúbio Soares, jantaram juntos ontem em Brasília, depois de enfrentarem o primeiro dia do julgamento do Mensalão no Supremo. Foram ao restaurante Alice, no Lago Sul, longe do burburinho do Piantella.

TELEVISÃO
Silvio Santos vem aí!
| 07:11

O SBT está em tempos de expectativa. Na segunda-feira, Silvio Santos desembarca em São Paulo, depois de uma temporada em Miami. Como sempre, SS vai mexer na grade da emissora. Aonde, ninguém sabe

LIVROS
Avon chama…Larousse
| 06:56

A Avon acabou de fechar com a Larousse do Brasil um contrato para a venda de livros. O catálogo Shopping Mais, de produtos não-cosméticos, passará a oferecer os livros da editora. A Avon tem cerca de 1 milhão de revendedoras Brasil afora. E o país, como se sabe, não chega a ter 2 000 livrarias.

AVIAÇÃO
A culpa é da barrinha de cereal
| 06:05
Assim como quem não quer nada, a Gol acaba de subir o valor do ticket da ponte-aérea Rio/SP. Cada trecho passou de 199 reais para 255 reais. Um aumento de 28%. Deve ser culpa da barrinha de cereal.
Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 23 de agosto de 2007

  Quarta-feira, 22 de Agosto de 2007

Receba as notas por SMS e RSS  
VALE DO RIO DOCE
Falta do que fazer
| 16:17

A propósito da nota postada às 15h06, neste momento um grupo de 100 estudantes, liderados pela UNE, está agora em frente ao prédio-sede da Vale do Rio Doce, no Rio de Janeiro, gritando palavras de ordem pela reestatização da companhia. Sobre verbas para o ensino não se ouviu nada até agora.

CPI DO APAGÃO AÉREO
Um pé na oposição e outro no governo
| 16:16

Demóstenes Torres (DEM/GO) é senador da oposição e relator da CPI do Apagão Aéreo no Senado. Foi ele o autor do pedido de quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico da famigerada diretora da Anac Denise Abreu, ocorrido ontem. Beleza. Mas também ontem Demóstenes teve um tempinho para uma passada no Palácio do Planalto. Sem alarde, foi conversar com o ministro Mares Guia

Continua após a publicidade
“Ela vai apanhar como nunca apanhou” | 16:15
A propósito, Denise Abreu depõe amanhã na CPI do Apagão Aéreo da Câmara. Será a sua primeira aparição sob os holofotes da CPI depois da entrevista da desembargadora Cecília Marcondes, que acusa Denise de tê-la enganado. “Amanhã, ela vai apanhar como nunca apanhou”, prevê um integrante da CPI.
BRASIL
MST invade prédio da Vale
| 15:06

O MST acaba de invadir um prédio da Ferrovia Centro-Atlântica, pertencente a Vale do Rio Doce, em Belo Horizonte. São cerca de 50 manifestantes, que prenderam dois funcionários da Vale e os fizeram de reféns. O que quer o MST desta vez? Chamar a atenção para um esdrúxulo plebiscito que a organização lidera pedindo a reestatização da Vale. O plebiscito ocorrerá no dia 7 de setembro. O MST exige a TV Globo vá ao local para repercutir a invasão – nesta hora, pelo visto, a grande imprensa não é inimiga da turma.

COPA 2014
Os inspetores da Fifa vem aí 1
| 12:00

Desembarca amanhã no Rio de Janeiro a comissão enviada pela Fifa para avaliar as condições dos estádios e das cidades que querem sediar os jogos da Copa 2014. Entre sexta-feira e domingo, representantes de treze cidades vão tentar convencer os cinco suíços das suas potencialidades num hotel do Rio de Janeiro.

Os inspetores da Fifa vem aí 2 | 11:59

Será a partir do relatório feito pelo grupo que a Fifa decidirá se o Brasil sediará a Copa de 2014. Como é candidato único, é necessário esmerar-se em fazer bobagens para deixar a oportunidade escapar.

As mais importantes | 11:58

A partir de segunda-feira, o grupo, ao lado de Ricardo Teixeira, visitará cinco cidades. Uma por dia: Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre. Na sexta, dia 31, os suíços terminam a inspeção no Rio de Janeiro. Em todos esses lugares, serão recebidos pelos governadores e prefeitos.

Fugindo do caos aéreo | 11:57

A CBF alugou um jatinho para os deslocamentos.

Continua após a publicidade
MENSALÃO
Provas “impressionantes”
| 11:31
Dias atrás, um dos ministros do STF fez uma inconfidência a um amigo sobre o processo do Mensalão, que julga a partir de hoje. Considera “impressionantes” as provas reunidas contra o deputado João Paulo Cunha e contra o ex-diretor do Banco do Brasil e conselheiro da Previ, Henrique Pizzolato.
PARTIDOS
O DEM emagrece
| 07:48
A cúpula do DEM já perdeu as esperanças de manter no partido o senador Cesar Borges e o deputado Paulo Magalhães, ambos baianos e carlistas históricos. Outro que está prestes a sair é o senador maranhense Edison Lobão.
GENTE
O poder engorda
| 07:24

Joaquim Roriz já perdeu sete quilos desde que foi obrigado, um mês e meio atrás, a renunciar ao mandato de senador para não ser cassado.

LIVROS
Pegar ou largar
| 06:14

A biografia autorizada de Edir Macedo, que sai em outubro pela Larousse, com uma tiragem recorde de 700 000 exemplares, foi oferecida a pelo menos uma outra grande editora pela turma da Universal. Mas as conversas não prosperaram. A editora, sediada no Rio de Janeiro, pediu para ver os originais. Queria avaliá-los. Só que os emissários do bispo Macedo não queriam avaliação. Queriam publicar e ponto final. Era pegar ou largar. Resultado: os originais nunca foram enviados.

Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 22 de agosto de 2007

  Terça-feira, 21 de Agosto de 2007

Receba as notas por SMS e RSS  
STF
Ibope com o mensalão
| 19:03
Os ministros do STF parecem bastante interessados que os seus feitos cheguem a todas as camadas da sociedade. Hoje, véspera do julgamento do mensalão, quem passava pela rodoviária central de Brasília recebia um folder, convidando o telespectador a sintonizar o canal 53 da TV Justiça, que iniciou no último dia 15 de agosto suas transmissões na tevê aberta.
GOVERNO
Armando, o persistente
| 17:39
Agora é oficial. Renê Garcia não é mais o xerife do mercado de seguros. Sua saída da presidência da Susep foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Para seu lugar foi confirmado o petebista Armando Virgílio dos Santos, que desde 2005 pleiteia o cargo. Durante a CPI dos Correios, o ex-deputado Roberto Jefferson admitiu que havia feito um acordo com Delúbio Soares e José Genoíno para emplacar o correligionário na Susep. Demorou mas Virgílio chegou lá. Agora, o problema é do mercado.
CRISE NOS MERCADOS
Responsabilidade fiduciária
| 16:20

Armínio Fraga saiu apressado ontem da reunião do conselho deliberativo do Gavea Golf Club, no Rio de Janeiro. Foi embora às nove da noite. Disse que tinha que voltar ao escritório para acompanhar a abertura das bolsas asiáticas. A quem estranhou a preocupação ele explicou que se tratava de “responsabilidade fiduciária”. Isso dá a idéia de como o clima andou pesado no mercado. Uma semana antes ele não teria se abalado, àquela hora, para acompanhar os mercados da Ásia. A propósito, as bolsas do outro lado do mundo fecharam em alta hoje de manhã.

ECONOMIA
A guerra da Caninha 51 1
| 12:11

Termina logo mais, no fim do dia, o prazo dado pela Justiça de São Paulo para que o diretor-superintendente da Companhia Müller de Bebidas (fabricante da Caninha 51) tome as providências  para formalizar o nome de Daniel Mandelli (ex-presidente da TAM) na presidência do Conselho de Administração da empresa.

A guerra da Caninha 51 2 | 12:10

A decisão da Justiça é ainda conseqüência da decisão do dia 10 de agosto que confirmou a decisão da maioria dos acionistas da Müller de eleger Mandelli para o posto e, ainda, de anular deliberações do Conselho de Administração capitaneadas pelo conselheiro Roberto d’Utra Vaz que conferiam benefícios aos executivos da empresa, inclusive a Gonçalves.

PIAUÍ
Nizan ajuda Zottolo
| 10:34

Nizan Guanaes, dono da conta da Philips, ligou para o senador piauiense Heráclito Fortes pedindo para que ele baixe a bola em relação ao presidente da Philips, Paulo Zottolo.

“Não vá, Zottolo” | 10:33
A propósito de Heráclito, ele aconselhou Zottolo a desistir de ir a Teresina na terça-feira que vem. Foi pedida uma audiência ao governador Wellington Dias (que ainda não respondeu). Mas Heráclito acha que o fogo ainda está muito alto no Piauí – e acha que Zottolo pode se queimar nele.
CÂMARA
Para descarrilhar o trem
| 07:22
O PPS começa amanhã na Câmara um movimento para tentar barrar o inacreditável super Trem da Alegria que pode dar estabilidade a quase meio milhão de servidores que nunca prestaram concurso público. A idéia é juntar o PSDB e o DEM num bloco para descarrilhar esse trem.
LIVROS
Editoras ansiosas pela venda da Siciliano
| 06:08

Falta pouco para a conclusão da venda da Siciliano para a Saraiva. Quem reza todas as noites para que o negócio seja sacramentado de uma vez por todas são os editores brasileiros. A inadimplência da maior cadeia de livrarias do país (são 57 lojas) com as editoras é hoje de cinco meses. O medo do calote aumentava a cada dia.

Estratégia contra o calote | 06:07

Nos últimos meses, as editoras passaram a usar a seguinte estratégia nas suas vendas para a Siciliano: mandavam para lá poucos exemplares dos best sellers. Uma tentativa de não ficar fora da rede, mas de diminuir os prejuízos.

Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 21 de agosto de 2007

  Segunda-feira, 20 de Agosto de 2007

Receba as notas por SMS e RSS  
PIAUÍ
A poeira ainda não baixou
| 19:49
A rede de eletrodomésticos Armazém Paraíba, uma das maiores do Nordeste e de origem piauiense, parou de vender os produtos Philips em protesto contra a frase dita pelo presidente da empresa, Paulo Zottolo, na semana passada (“Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado”.). A cadeia piaueinse é o quinto maior comprador de produtos Philips no Brasil.
Amigos do peito | 19:46
Uma dica para Zottolo: o empresário João Claudino, dono da rede Armazém Paraíba, é amigo do peito do casal Jorge Murad e Roseana Sarney.
CRÉDITO CONSIGNADO
Pagamento a perder de vista
| 17:29

Os maiores bancos que oferecem crédito consignado estão em pé de guerra com o Exército. Como num passe de mágica, as operações simplesmente desaparecem do sistema, fazendo a alegria dos devedores. É um estelionato de farda criado por um espertinho de plantão. Em média, cada operação movimenta 10 000 reais. Nos últimos meses, pelo menos 1 000 transações irregulares foram contabilizadas pela Associação Brasileira de Bancos, que reúne as instituições de médio porte. A entidade estuda tomar medidas para acabar com a farra. Como se sabe, o empréstimo com desconto em folha é um dos principais programas do governo Lula.

BRASIL
“Madeireiros” ameaçam parar Carajás 1
| 12:00

Madereiros estão ameaçando interditar a Estrada de Ferro Carajás, da Vale do Rio Doce. Protesto contra a Vale? Nada disso. É uma dessas coisas surrealistas que volta e meia acontecem no Brasil. Os tais madeireiros tiveram 5 000 metros cúbicos de madeira apreendidos pelo Ibama, por extração ilegal. Ou seja, não bastassem estar fora da lei ainda protestam. Primeiro, foram os índios, que ameaçaram parar Carajás. Depois, os quilombolas. Agora, essa turma de predadores…

“Madeireiros” ameaçam parar Carajás 2 | 11:59

Essa turma interrompe há 4 dias o tráfego da BR-222, em Buriticupu (MA), que liga os estados do Para e Maranhão. Os “madeireiros” estão protestando contra o Ibama e Polícia Federal, que desde fevereiro combatem a exploração ilegal de madeira na Reserva Biológica de Gurupi, um dos últimos redutos de floresta amazônica na região.

“Madeireiros” ameaçam parar Carajás 3 | 11:58

Só este mês, o Ibama já vistoriou cerca de trinta madeireiras, emitiu 48 autos de infração e mais de 1 milhão de reais em multas. A indústria madeireira é a maior empregadora da região. Cerca de 2 000 pessoas participaram de um protesto na semana passada, que terminou com um manifestante e três policiais federais feridos. O clima é tenso.

A Vale se prepara | 11:56

A região onde se desenrola o protesto que fica a quinze quilômetros da ferrovia de Carajás. Os manifestantes exigem a presença do superintendente do Ibama no Maranhão. A Vale já está se preparando para recorrer à Justiça para tentar evitar a invasão de sua ferrovia.

“CANSEI”
Zottolo foi, sim
| 10:40

Ao contrário do que dissram alguns jornais, o presidente da Philips, Paulo Zottolo, foi, sim a manifestação do Cansei, na sexta-feira passada, em São Paulo. Zottolo ficou no palanque, mas não discursou.

BRASIL
Zottolo vai, sim
| 10:39

O executivo pretende ir a Teresina na terça-feira, dia 28, para um encontro com o governador do Piauí, Wellington Dias, para pedir desculpas pela sua já célebre sentença sobre a importância do estado no contexto nacional. O “pretende” usado na frase anterior se justifica: Dias ainda não respondeu ao pedido de audiência feito por Zottolo.

Desculpas nos jornais, rádios e tevês | 10:38

Enquanto isso, a Philips está tratando de tentar botar panos quentes no episódio. Neste fim de semana, mandou publicar nos jornais locais o pedido de desculpas que já publicara na sexta-feira no Valor Econômico. Mais: as rádios e tevês piauienses também mandaram ao ar spots com o mesmo texto. O tempo ainda está quente no estado por conta da frase de Zottolo: vários aparelhos da Philips já foram queimados em praça pública.

BEBIDAS
Caninha da discórdia
| 09:22

Está cada vez mais confusa a briga entre os sócios da Companhia Müller de Bebidas, fabricante da Caninha 51. Luiz Augusto Müller, filho do fundador da empresa e dono de 40% das ações da companhia, deu entrada na quinta-feira passada no Ministério Público com um pedido de investigação de uma série de benefícios que a diretoria da empresa se auto-concedeu. Entre eles, aumentos sucessivos de salários para o presidente da empresa, Ricardo Gonçalves, que passou a receber 61 000 reais por mês. Na semana passada, Luiz Augusto conseguiu na Justiça a anulação de uma série de decisões da diretoria. Agora, quer que o MP se aprofunde nas investigações.

LIVROS
Bruxos e vampiros
| 08:45
A editora Intrínseca lança no fim do ano Crepúsculo, o primeiro volume da trilogia sobre vampiros escrita pela americana Sthepenie Meyer. A série conta as aventuras de uma adolescente que se apaixona por um vampiro. Lançado semana passada nos EUA, Eclipse, o terceiro volume da série, vendeu 150 000 exemplares num só dia. Desbancou o último livro de Harry Potter em algumas listas de mais vendidos de jornais americanos, incluindo a do The New York Times. É uma aposta da Intrínseca, que pagou 60 000 dólares pelos direitos dos três livros, para faturar com o filão aberto pelos fãs do bruxinho.
AEROPORTOS
Censura livre
| 07:33

A Infraero comunicou às empresas que tem concessão das telas de LCD nos aeroportos que elas estão proibidas de exibir filmes violentos, de terror ou de suspense. As distribuidoras usam esses aparelhos para exibir uma espécie de mini-programa que inclui o trailer, bastidores e cenas de making off dos lançamentos. Nos aeroportos brasileiros, pelo visto, agora só vai passar Ratatouille.

Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 20 de agosto de 2007
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.