PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

A surpreendente queda do dólar e a reação da bolsa a novas falas de Haddad

VEJA Mercado: programa debate virada inesperada do dólar, críticas de Lula ao mercado, cortes de gastos, vitória de Trump e nova alta de juros no Brasil

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 nov 2024, 12h13 - Publicado em 7 nov 2024, 09h00

VEJA Mercado | 07 de novembro de 2024.

O dólar comercial registrou uma virada e queda inesperada em relação ao real depois de Donald Trump vencer as eleições presidenciais nos Estados Unidos. A moeda americana abriu o dia em alta, chegou a bater os 5,86 reais, mas caiu e fechou o dia a 5,67 reais — um dos poucos reveses do dólar frente a outras moedas. O dia foi de alta das bolsas de valores americanas, das criptomoedas, do dólar mundo afora e da desvalorização das bolsas de países emergentes. A aposta é num governo mais protecionista e avesso ao comércio com outros países. No Brasil, a expectativa é grande pela publicação das propostas de cortes de gastos do governo federal.

O ministro Fernando Haddad afirmou que as discussões foram finalizadas dentro do governo e que agora passam por líderes do Congresso Nacional. O presidente Lula voltou a dizer que não deve cortar despesas “sobre as pessoas mais necessitadas” e que conhece a “gana especulativa” do mercado que age “com certa hipocrisia”. As falas foram dadas em uma entrevista à RedeTv. Lula questionou ainda se o Congresso vai aceitar reduzir as emendas parlamentares para contribuir com o ajuste fiscal.

O Banco Central elevou a taxa Selic para 11,25% ao ano, uma alta já esperada de 0,5 ponto percentual. O Copom citou uma desancoragem das expectativas de inflação e incertezas no cenário externo que refletiram numa alta do dólar como os principais fatores da decisão. O comitê afirmou ainda no comunicado que as próximas decisões dependerão da evolução do cenário de inflação. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h.

Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify

Continua após a publicidade

Oferecimento de JHSF

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.