Vale segura a bolsa no positivo em dia de estresse global com juros
VEJA Mercado: renda fixa nas alturas fez o Ibovespa negociar em intensa volatilidade

VEJA Mercado | Fechamento | 18 de janeiro.
O sobe e desce desta terça-feira nos mercados revela que os investidores estão sem direção. Mesmo com o petróleo nas alturas e o minério de ferro esboçando recuperação na China, fica muito difícil apostar nas bolsas com a renda fixa na casa dos dois dígitos. Ainda assim, as commodities garantiram um dia no azul no Ibovespa. Depois de altos e baixos, o índice fechou em leve alta de 0,28%, aos 106.667 pontos. O destaque positivo ficou por conta da Vale, que subiu 2,6% após o minério avançar 1,59% no porto chinês de Qingdao, a 127,6 dólares a tonelada. Gerdau e CSN subiram 3,2% e 2,2%, respectivamente. O petróleo também segue em ascensão. Hoje, o brent subiu 1,9%, a 88,1 dólares o barril. A PetroRio registrou a maior alta do dia ao subir 4,8%, enquanto a Petrobras amealhou um avanço de 0,2%.
A bolsa subiu, mas o dólar também engatou alta. A moeda americana subiu 0,61%, a 5,560 reais. A justificativa dos analistas é que o estresse nas bolsas estrangeiras provocou uma fuga de investimentos para dólar e renda fixa. O conselho do Federal Reserve Bank (Fed) se reunirá na próxima semana e deve decidir o ritmo das altas de juros que se espera para os próximos meses. Índices como o FTSE 100, de Londres, e o Nasdaq, de Nova Iorque, fecharam em quedas de 0,6%. “Os títulos americanos dispararam e mexeram com o humor do mercado, o que justifica tamanha volatilidade. A aversão ao risco sobe com os títulos futuros em alta, é natural que o investidor diversifique e mude suas alocações diante das incertezas”, avalia Eduardo Perez, analista da Nu Invest. A maior queda do dia foi registrada pela Locaweb, que despencou 10,6% e já acumula uma desvalorização de 40% no ano. Fintechs como Banco Inter e Banco Pan recuaram 10,1% e 4,5%, nessa ordem.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.