Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

União de governadores traz otimismo, mas inflação volta a preocupar

VEJA Mercado em vídeo: estados condenam atos golpistas e assumem compromisso com democracia, mas alta dos preços volta ao radar com inflação fora da meta

Por Luana Zanobia Atualizado em 10 jan 2023, 16h31 - Publicado em 10 jan 2023, 16h22

Nesta terça-feira, 10, o mercado ainda segue atento aos efeitos dos ataques causados em Brasília por apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro. A reunião de Lula com governadores na noite de ontem demonstrou a união dos estados contra os atos golpistas e terroristas, inclusive com a participação na conversa de mandatários aliados a Bolsonaro — como Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Jorginho Mello, de Santa Catarina. O compromisso com a democracia, independentemente da divergência de ideias ou de partidos políticos, trouxe sinalizações positivas ao mercado.

Investidores reagem hoje também à divulgação do IPCA, o índice que mede a inflação oficial do país. A inflação do país encerrou o ano de 2022 em 5,7%, acima da expectativa do mercado e também fora da meta estipulada pelo Banco Central de 3,5%. Os riscos inflacionários ainda seguem no radar porque há o risco de repetição no estouro da meta agora em 2023 e as expectativas para a inflação dos próximos anos, até 2025, já estão acima do alvo, segundo pesquisa do Boletim Focus. O Ibovespa reagiu a esses dados e abriu as negociações em queda, mas se recupera ao longo desta tarde e opera com leva alta, próximo de 109 mil pontos.

Por aqui, investidores também aguardam as diretrizes do plano econômico que deverá ser apresentado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, até o fim desta semana, e as primeiras medidas que serão tomadas para equilibrar os gastos previstos sem causar mais pressões inflacionárias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.