Por que uma empresa de e-commerce perdeu 80% de valor em 2022?
VEJA Mercado: Infracommerce vê nos juros uma barreira de dificuldade, mas polêmicas de venda e remuneração a executivos pesaram

A Infracommerce acaba de revelar seus resultados do primeiro trimestre e reportou um prejuízo líquido de 59 milhões de reais no período, mostrando que a maré realmente não anda muito boa para a empresa. Os papéis da companhia acumulam queda de quase 80% em 2022 depois de O Globo informar que o Itaú estaria coordenando a venda da empresa, notícia que Fabio Bortolotti, diretor de relação com investidores da Infracommerce, fez questão de rechaçar. “Os funcionários não entendem a dinâmica de uma empresa aberta e ficaram assustados quando disseram que a empresa seria vendida. O boato da venda foi o pior de todos, foi a pior notícia em termos de mentira e nos impactou bastante internamente. É uma notícia totalmente infundada”, garantiu o executivo em entrevista ao Radar Econômico.
Outra questão polêmica que derrubou as ações no último mês foi o novo plano de remuneração aos executivos da Infracommerce. A empresa aprovou um limite de bônus que permite a distribuição de até 5% das ações em circulação da empresa aos grandes executivos, e teve gente que achou a quantia muito generosa. “Quem estava longe da companhia interpretou errado, mas foi um plano aprovado por 90% dos acionistas. O limite é de 1% ao ano e para pessoas que majoritariamente entraram depois do IPO, e o funcionário só ganha se a ação subir”, disse Bortolotti, que justificou a medida para segurar os executivos frente ao assédio de empresas concorrentes.
Sobre o negócio da Infracommerce, que é a gestão do comércio eletrônico das empresas, a empresa trabalha com uma projeção de que os próximos 18 meses serão bastante desafiadores por causa do cenário macroeconômico brasileiro e das eleições. “Trabalhamos com 18 meses de mercado ruim. Temos juros, inflação e eleição como barreiras pela frente, mas a operação está bem e temos boas sinergias a capturar”, projetou o executivo.
A respeito da atual dívida de 142 milhões de reais da companhia — número que deve subir com novas parcelas a vencer —, a pior das possibilidades seria captar dinheiro no mercado, justamente por causa dos juros. “Temos 200 milhões de reais para pagar ao final do ano. O plano A é postergar porque o vendedor é nosso acionista e não tem interesse de alavancar a companhia. Não pretendemos fazer follow-on porque é complicado captar no mercado com o preço de hoje”, avalia Bortolotti. Nesta quinta-feira, 12, antes da divulgação do resultado, as ações da Infracommerce fecharam em alta de 6%, mas ainda caem 77% no acumulado do ano.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.