PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

O vencedor da “corrida dos crediários” entre Magalu e Casas Bahia

VEJA Mercado: companhias divulgaram os resultados referentes ao segundo trimestre de 2022

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 ago 2022, 19h42 - Publicado em 12 ago 2022, 12h41

Os resultados de Magazine Luiza e Via, dona de varejistas como Casas Bahia e Ponto, trouxeram alívio aos analistas depois de trimestres de penúria, embora ainda não representem uma grande virada de jogo para o setor. No caso do Magalu, o destaque ficou por conta da geração de caixa na ordem de 1,3 bilhão de reais depois da queima de quase 3 bilhões no primeiro trimestre. Ainda assim, a empresa teve prejuízo líquido de 135 milhões de reais no período. “Os números foram impactados pelo maior nível de despesas financeiras frente a taxas de juros mais elevadas no período, além de um impacto negativo da Luizacred explicado por um maior nível de inadimplência”, escreveram os analistas da XP. Em julho, a empresa compartilhou um vídeo de Luiza Trajano, presidente do conselho do Magalu, incentivando a ida às lojas do grupo e a tomada de crédito pelos crediários da companhia.

Já na Via, o destaque, na visão dos analistas da Genial, foi o aumento do chamado take rate, que é a comissão que a empresa ganha de terceiros no marketplace. Esse índice subiu 7 pontos percentuais em um ano, para 13,15%. Além disso, a empresa conseguiu repassar custos e aumentar o número de lojas físicas. “Com o consenso esperando um prejuízo na ordem de 104 milhões de reais, a companhia surpreendeu e reportou um lucro líquido. Vemos o resultado como melhor que o esperado e foi impulsionado por uma boa gestão das despesas, aumento de take rate, repasse de custos e lojas físicas apresentando algum nível de resiliência após abertura líquida de 101 lojas”, avaliam. “Vale ressaltar ainda que, dentre as três principais (Via, Magalu e Americanas) no segmento de bens de consumo, a Via foi a única a reportar lucro líquido no segundo trimestre, andando na contramão do setor”, completam.

A empresa reportou lucro líquido de 6 milhões de reais no segundo trimestre e apresenta o melhor desempenho na bolsa no dia seguinte à divulgação dos resultados. Por volta do meio-dia, os papéis da Via disparavam 11%, enquanto Magalu subia 5% e Americanas recuava 4%.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.