O mercado financeiro quer acreditar a todo custo que o risco fiscal acabou
VEJA Mercado: Ibovespa tem melhor semana em quase seis meses após aprovação de proposta que viabiliza o Auxílio Brasil e fura o teto de gastos

VEJA Mercado | Fechamento da semana | 29/11 a 03/12.
A novela da PEC dos Precatórios parece ter se encerrado e a aprovação da proposta que fura o teto de gastos para viabilizar o Auxílio Brasil parece ter trazido novos ares para a bolsa. O Ibovespa acumulou uma alta semanal de 2,78%, aos 105.069 pontos, o maior avanço em quase seis meses. Nem se compara à queda de mais de 7% quando a proposta de furar teto foi lançada pela primeira vez, mas a alta semanal foi um alento depois de tantos meses em queda. A última vez que o índice subiu assim em uma semana foi em junho, quando a bolsa bateu a máxima histórica de 130 mil pontos. O mercado quer acreditar a todo custo que o risco fiscal foi enterrado junto com a PEC, mas tem a ciência de que outros fantasmas rondam o índice e podem assombrar os investidores nas próximas semanas. “Aparentemente, temos uma inflação que chegou no pico por causa dos aumentos na Selic e da desaceleração econômica e um risco fiscal substancialmente menor. Pelo menos é nisso que o mercado quer acreditar a todo custo, mesmo com a agenda do governo federal de comprar popularidade em busca da reeleição”, avalia Roberto Attuch, CEO da Ohmresearch.
O destaque da semana foi a Braskem, que revelou dividendos antecipados na ordem de 6 bilhões de reais e acumulou uma alta de 18% na semana. No caótico 2021, é o papel que apresentou a maior valorização até agora — 157%. Quem também segue subindo é o dólar. Mesmo com a melhor semana da bolsa em quase seis meses, a moeda americana avançou 1,5% no mesmo período, a 5,68 reais. No ano, a valorização já é de 9,46%. A aceleração do tapering nos EUA e a recessão técnica do Brasil fizeram o real perder valor frente ao dólar nos últimos dias.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.