MPF arquiva inquérito sobre MP do governo Temer que favoreceu petroleiras
Procuradores entenderam que não houve direcionamento específico para uma empresa, mas para todo o setor

O Ministério Público Federal arquivou inquérito que investigava o ex-secretário executivo de Minas e Energia do governo Temer, Paulo Pedrosa, e o ministro de estado para política comercial da Inglaterra, Greg Hands. O jornal inglês The Guardian publicou notícia de que o governo brasileiro teria cedido ao lobby de Hands para beneficiar a indústria petrolífera como Shell, BP e Premier Oil, com base em telegramas diplomáticos da época. Os benefícios para a indústria foram concedidos pela Medida Provisória 795 que estendeu benefícios fiscais ao setor como forma de incentivar a participação das empresas em leilão do pré-sal. O MPF alega que como o benefício não favoreceu somente empresas inglesas, mas todas as empresas do setor, não houve crime de advocacia administrativa e que a atividade diplomática não pode ser confundida com o crime previsto no artigo 321 do Código Penal que fala em patrocinar direta ou indiretamente interesse privado perante a administração pública.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)