Moeda russa tem maior valor em sete anos mesmo com sanções da guerra
Força do rublo russo desafia concepção de que sanções estão cumprindo seu papel

O valor da moeda russa, o rublo, está em seu maior patamar desde maio de 2015, com um dólar americano equivalente a 54,75 rublos, segundo o site CNBC. Pouco após a invasão da Ucrânia pelo país, eram necessários 139 rublos na conversão para um dólar. O aumento expressivo nos preços dos combustíveis, que a Rússia continua exportando em grandes quantidades apesar de sanções, é uma das principais explicações para o fenômeno. Além disso, a drástica redução nas importações no país, efeito direto das sanções, tem contribuído para o fortalecimento do mercado interno. Em termos mais simples, muito dinheiro está entrando e pouco está saindo. Apesar de quaisquer dificuldades econômicas na região, como a alta inflação (estimada em quase 18% em maio), a força do rublo já está sendo usada como argumento de que as sanções contra a Rússia não estão tendo o efeito que o Ocidente imaginava que teriam.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)