Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Maioria dos internautas acha que fake news vão influenciar as eleições

QualiBest aponta que a ampla maioria dos brasileiros reconhece o aumento de notícias falsas no país e confiam menos em informações obtidas em redes sociais

Por Felipe Erlich Atualizado em 4 jun 2024, 11h55 - Publicado em 30 set 2022, 10h31

Cerca de 55% dos respondentes de estudo da QualiBest acreditam que a disseminação crescente de notícias falsas deve influenciar os resultados das eleições deste ano. A ampla maioria, 95% dos pesquisados, considera que o consumo desse tipo de informação falsa tem aumentado no Brasil. Os dados são de levantamento feito em parceria com a Agência Virta em julho que ouviu pessoas de 18 a 65 anos de idade das classes A, B e C. Além de opiniões a respeito de fake news, o estudo identificou hábitos de consumo e checagem de notícias dos internautas, mostrando que 92% deles têm contato com notícias na sua rotina e mais de 94% consideram importante checar essas informações. Entretanto, 60% responderam que não conhecem nenhuma agência especializada em checagem de notícias.

Apesar de desconhecerem agências especializadas no tema, 96% das pessoas dizem conferir a veracidade de informações que recebem. Destes, 55% dizem checar independentemente da fonte, enquanto 41% checam somente quando desconfiam do tema. Sobre a maneira como as notícias chegam aos internautas, 75% dizem se informar via redes sociais, 65% através de portais de notícias e 26% utilizando a mídia impressa. Mesmo sendo mais populares, as redes sociais são consideradas a fonte mais confiável de informação para apenas 13% das pessoas. A sócia-diretora do Instituto QualiBest, Daniela Malouf, comenta a confiabilidade das redes. “Podemos ver que a credibilidade dos jornalistas, sejam os que trabalham em portais online, no rádio ou TV, ainda tem relevância frente ao que é recebido em redes sociais e aplicativos de mensagem. Ou seja, o jornalismo profissional é mais confiável”, diz.

Siga o Radar Econômico no Twitter 

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.