Em dia de venda da Braskem, carta aberta relembra desastre de Maceió
Mineração em Maceió causou afundamento de parte da cidade

A Odebrecht e a Petrobras estão vendendo em follow-on ações da Braskem ao mercado e o preço deve ser fechado nesta quinta-feira, 27. A expectativa é de que o negócio movimente cerca de 8 bilhões de reais. Mas enquanto os investidores se movimentam para participar da oferta, um grupo de 23 associações de moradores, empreendedores e movimentos culturais de Maceió lançam uma carta aberta para relembrar a esses investidores do megadesastre ambiental em Maceió, por conta da mineração de sal-gema que afundou parte da cidade. Na carta, eles dizem que a empresa ainda tem uma dívida que oscila entre 7 bilhões e 12 bilhões de reais relativos aos prejuízos materiais e imateriais.
No último balanço divulgado pela Braskem, a provisão para esses pagamentos era de cerca de 7,1 bilhões de reais. No ano anterior, a provisão era superior a 9 bilhões de reais. A empresa diz que a maioria dos moradores da região atingida já aceitou os termos das indenizações propostas pela companhia. Os dados da empresa mostram que foram apresentadas 12.290 propostas de acordo. Ao todo, 10.654 foram aceitas e 9.500 pagas.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.