Dólar dispara. Correção, risco político ou Imposto de Renda?
VEJA Mercado: Dólar subiu 2,4% batendo 5,20 reais e a bolsa caiu 1,4%

Há uma semana, desde que bateu 4,90 reais, o dólar vem subindo praticamente todo dia. Mas nesta terça-feira, 06, a moeda americana disparou e subiu 2,4%, chegando a 5,20 reais. Desde setembro não havia uma alta tão forte num único dia. As explicações são muitas. O economista-chefe do Modalmais, Alvaro Bandeira, diz que o dólar de equilíbrio é na faixa dos 5,10, portanto, a queda até 4,90 reais é que estava fora do padrão. Mas como aconteceram muitas captações externas, o real acabou se valorizando. Já o movimento de hoje, segundo Bandeira, é ainda reflexo do descontentamento com a reforma do Imposto de Renda e os ruídos políticos com CPI e superimpeachment. Além disso, tem o fator externo, já que o dólar também está mais forte. “Quem tem que vender, vende”, diz Bandeira. E não espera subir mais, potencializando o efeito de alta.
Já a bolsa caiu 1,4%, voltando aos 125.000 pontos. “Os investidores estão trocando ativos”, diz Bandeira.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.