Como o Auxílio Emergencial salvou os índices de inadimplência do Nubank
Instituição reportou prejuízo de 45 milhões de dólares e aumento da inadimplência

O Nubank divulgou seu balanço do primeiro trimestre de 2022 reportando um prejuízo de cerca de 45 milhões de dólares. A boa notícia é que foi um prejuízo menor do que o primeiro trimestre de 2021 quando registrou perdas de 49 milhões de dólares. Mas o que chamou a atenção no resultado da instituição foi o crescimento da inadimplência da carteira de crédito. O índice que mede os atrasos acima de 90 dias cresceu 0,7 ponto percentual para 4,2% e o índice com atrasos entre 15 e 90 dias subiu de 2,6% para 3,7%. O Nubank diz que se fossem ajustados pela sazonalidade e mix de produtos, os índices teriam subido apenas 0,3 ponto e no caso dos atrasos abaixo de 90 dias teria ficado inalterado.
Mas as notas explicativas do balanço contam como o Auxílio Emergencial foi responsável pela redução da inadimplência no período e como melhoraram os índices de risco da instituição. Entretanto, o próprio Nubank nota que com a queda dos valores pagos pelo governo ao longo de 2021 aumentou o risco da carteira de crédito, fazendo voltar aos níveis pré-pandemia. O índice de inadimplência com atraso acima de 90 dias chegou ao pico no segundo trimestre de 2020 aos 6,1% e caiu a 2,7% no primeiro trimestre de 2021, subindo ao longo do ano e agora chegando aos 4,2%. O Nubank tem hoje quase 60 milhões de clientes sendo 40 milhões de clientes ativos.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)