Bolsa está de olho em juros, PEC, preços da gasolina e até Evergrande
VEJA Mercado: semana começa com noticiário repleto e novas expectativas em torno da chinesa Evergrande

VEJA Mercado | Abertura | 06 de dezembro.
Depois de finalmente conseguir fechar uma semana em alta, a bolsa começa na expectativa de como as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre uma queda nos preços da gasolina podem repercutir nas ações da Petrobras, como será o desfecho da PEC dos Precatórios e ainda se o Banco Central vai surpreender na reunião do Copom, que define os juros básicos. No cenário externo, atenção redobrada novamente com a Evergrande, a empresa do setor imobiliário chinês que levou o mercado a quedas extraordinárias há alguns meses por conta do medo de calote. A empresa está novamente com o mesmo problema. Já a ômicron saiu temporariamente do radar depois de diversas notícias e sinalizações de que a variante pode não ser tão grave.
Na PEC dos Precatórios, os investidores parecem acreditar que não haverá surpresas depois que o Senado aprovou a emenda constitucional. O governo também não espera surpresas e até acredita que o presidente da Câmara, Arthur Lira, vai manter a PEC como está e aprovando novamente na casa. Por ser emenda constitucional, qualquer alteração que Lira propor fará com que o texto volte novamente para o Senado. Os investidores estão na expectativa de que pontos em comum sejam promulgados, em breve. A proposta precisa voltar para a Câmara porque sofreu alterações no Senado.
Já no Copom, a expectativa é de que o Banco Central cumpra o que disse na última ata e aumente os juros em 1,5 ponto percentual, levando a taxa para 9,25% ao ano. A inflação será um dos grandes temas de 2022 e por consequência da eleição e por isso todos olham o assunto com lupa. Já Bolsonaro segue antecipando o que a Petrobras vai fazer com os preços dos combustíveis. Desta vez, disse que a empresa vai baixar os preços.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.