Benchimol, da XP, tem razão: bancos novos têm juros de bancos velhos
Lista de juros do cartão de crédito do Banco Central mostra que Nubank, C6 e Digio são campeões de taxas de juros entre neobancos; mas a XP tem um truque

O fundador da XP, Guilherme Benchimol, disse nesta terça-feira, 24, no evento anual da corretora, agora banco, que os “neobanks” fazem um “marketing extraordinário”, mas cobram juros que não permitem que o cliente sobreviva no logo prazo. E Benchimol tem razão. Os novos bancos cobram juros como se fossem bancos velhos. O Banco Central tem uma lista que retrata o juro médio cobrado por cada instituição. Como é um juro médio, isso significa que alguns clientes podem pagar mais e outros menos. Na lista do BC, o juro médio do cartão de crédito rotativo regular do Nubank, por exemplo, é de 11,53% ao mês, a do C6 Bank é muito parecida, 11,73%, a do banco Digio, que tem como sócios Bradesco e Banco do Brasil, é de 15,78% ao mês, a do banco BTG, 9,52%.
Mesmo a opção de juros para parcelamento do cartão, já que o Banco Central passou a proibir que os bancos mantenham um cliente por mais de 30 dias pagando os juros abusivos do cartão, é exorbitante. O Nubank cobra 9%, mais alto que os juros tabelados do cheque especial em 8%. O C6 cobra 8,45%, o Digio 7,31% ao mês e o BTG, 6,26%. Dos bancos digitais que estão na parte inferior da lista do BC, com juros mais baixos, estão a XP, que cobra na média 3,89% ao mês, e o Banco Inter, que cobra 5,58% ao mês.
O que Benchimol não contou é que para ter um cartão da XP é exigido um mínimo de 50 mil reais investidos, o que outros bancos não exigem. Daí fica mais fácil cobrar mais barato. O Nubank, por exemplo, dependendo do perfil de crédito do cliente, cobra 2,75% ao mês no rotativo do cartão.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.