Banco Central vai exigir gerenciamento de risco climático dos bancos
Instituto Escolhas defende que BC adote a prática de divulgação de relatórios com operações negadas pelas instituições por riscos sociais e ambientais

O Banco Central vai endurecer as regras de gerenciamento de risco social e ambiental e vai ainda exigir que os bancos passem a também se preocupar com o clima. O BC já faz exigências de responsabilidade social, mas hoje trata o risco sócio-ambiental como um só e não cobra responsabilidade sobre questões climáticas. Por isso abriu uma consulta pública para aprimorar as regras. O BC quer definir mais claramente os riscos sociais e ambientais, separadamente, e a questão climática passará a integrar o conjunto de regras de gerenciamento de risco. A expectativa é de que fiquem claras as diretrizes a serem seguidas para que uma instituição não financie a destruição do meio ambiente e muito menos crimes como trabalho escravo e infantil.
O Instituto Escolhas, uma ONG voltada para o debate de questões ambientais e sociais, diz que todas as operações associadas a violações ou a não conformidades ambientais e sociais deveriam ser sumariamente negadas pelos bancos e o Banco Central deveria divulgar relatórios com informações detalhadas sobre as operações negadas. O Instituto propõe o uso de três ferramentas pelos bancos: rastreabilidade, alertas e matriz de risco. As operações com riscos sociais, ambientais e climáticos devem receber um alerta de “risco” ou de “alto risco”. As instituições devem incorporar sistema de rastreabilidade para comprovar que quem recebe o recurso à qualquer prática que fere direitos trabalhistas, que polua ou destrua a biodiversidade. E também sugere a adoção de uma metodologia de Matriz de Riscos Ambientais, com base em critérios consistentes. A consulta pública do BC fica aberta até junho.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)