Banco Central já joga culpa de inflação maior para o novo teto do governo
Copom aumentou em 1,5 ponto percentual os juros básicos, deixando para trás o ritmo de 1 ponto, por conta do teto

O governo federal nem conseguiu ainda aprovar a mudança de teto de gastos para ter dinheiro para aumentar o Orçamento para emendas parlamentares e o Auxílio Brasil de 400 reais e o Banco Central já joga a culpa da aceleração do aumento dos juros na discussão do teto. Lá pelas tantas, em seu comunicado que justifica o aumento dos juros básicos em 1,5 ponto percentual, e não mais 1 ponto como tinha planejado anteriormente, os diretores do Banco Central dizem que apesar do desempenho mais positivo das contas públicas, os “recentes questionamentos em relação ao arcabouço fiscal elevaram o risco de desancoragem das expectativas de inflação, aumentando a assimetria altista no balanço de riscos. Isso implica maior probabilidade de trajetórias para inflação acima do projetado de acordo com o cenário básico.” Traduzindo: a discussão do teto de gastos mudou o risco Brasil, mudou o dólar e aumentou a expectativa de inflação. E assim o juro tem que subir mais do que se esperava. Além de subir agora em 1,5 ponto, o BC já avisou que vai deve repetir a dose na próxima reunião.
Mas alguns economistas, como Júlia Braga, da Universidade Federal Fluminense, lembram que o BC não devia se eximir da culpa pelo não cumprimento da meta de inflação neste ano, já que demorou a subir os juros mesmo depois do salto de inflação verificado em março deste ano e que seguiu subindo desde então. Avaliou mal o choque de custos do petróleo e da crise hídrica e o ritmo dos juros.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.