As costuras do Congresso para manter o Orçamento Secreto em 2022
Parecer da Comissão Mista de Orçamento faz "sugestão de reserva" para separar ao menos R$1,2 bilhão para emendas de relator, base do Orçamento Secreto

A Comissão Mista de Orçamento, a CMO, aprovou, nesta segunda-feira, 6, o texto-base do relatório que define os ditames para o Orçamento de 2022. O texto prevê espaço, como “sugestão de reserva”, para dispêndios relacionados às emendas RP-9, as chamadas emendas de relator, que viraram ativo fundamental do governo de Jair Bolsonaro na execução do ‘Orçamento Secreto’.
O texto prevê, ao menos, 1,2 bilhão de reais para essas emendas — valores que poderão ser anabolizados pelos congressistas. Serão viabilizados 10,4 bilhões de reais em emendas individuais e 5,7 bilhões de reais em emendas de bancada.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.