A corrida antecipada pelos cargos de diretores na Aneel
Agência de energia tem poder bilionário nos negócios do setor, o que inclui o negócio do gás

A corrida política para um cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica já começou, com quase seis meses de antecedência. O ministro de Minas e Energia nega que já tenha indicado um nome, mas a informação que correu por Brasília nesta semana foi a de que o ministério teria indicado o nome de Agnes da Costa para uma vaga que só abre em maio. Isso levou os interessados a começar a se mexer. A agência tem uma importância vital e bilionária no mundo dos negócios de energia e gás, e também na dos políticos. Além de Agnes, o ministro também teria recomendado a recondução de Helvio Guerra. A indicação de ambos já era uma sinalização a senadores para que votassem a favor da PEC dos precatórios.
Mas a discussão antecipou também as articulações para o cargo de diretor-geral. A indústria do gás, que conseguiu emplacar as térmicas na famigerada Medida Provisória da Eletrobras, aposta no nome Efraim Cruz, que já é diretor da Aneel. O centrão articula pelo nome de Sandoval de Araújo Feitosa, que também já é diretor. Por fora, corre André Pepitone, que é o atual diretor-geral e não poderia ser reconduzido, mas tenta articular para mudar a lei e tentar assim um novo mandato.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.