A cidade da Itália que quer atrair brasileiros
Apesar do decreto recente que restringe a concessão de cidadanias, pequenas cidades lamentam a falta de mão de obra e giro da economia
Campobasso, capital da província de Molise, a quase três horas de Roma, lidera iniciativas para atrair brasileiros que são descendentes de italianos. Em pequenas comunas da região, casas e cidades pouco habitadas motivam municípios a oferecer incentivos, como auxílio no aluguel e transporte escolar, para estimular famílias a se mudarem e fortalecer a vida comunitária local.
Esse é o objetivo do projeto Ritorno 2030, uma iniciativa da Cidadania4U, empresa brasileira de assessoria em reconhecimento de cidadania europeia com 55 mil processos concluídos e faturamento de 147 milhões de reais em 2024, em parceria inédita com a Cooperativa Regeneration e prefeitos da região. “Já em fevereiro, vamos começar a promover viagens de imersão para que os brasileiros conheçam a região e possam reforçar seus laços com suas raízes”, diz Rafael Gianesini, CEO da Cidadania4U.
A Cooperativa Regeneration representa diversos municípios do Molise e atua na integração dos descendentes, valorização do patrimônio histórico-cultural e promoção do turismo de retorno.
Flávio revela reação de Tarcísio após anúncio de disputa à Presidência
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
‘Dark Horse’, filme sobre Bolsonaro, tem primeiras cenas divulgadas; assista ao teaser
Como vai ficar o tempo em São Paulo e em outras capitais no começo da semana?







