Ícone das pistas, Porsche 911 GT3 mantém potência e reduz as emissões
Nova geração do clássico esportivo tem os mesmos 510 cv da versão anterior, mas agora atende à maioria das legislações internacionais
Um dos maiores ícones esportivos alemães, o Porsche 911 tem diversas versões. Enquanto o Carrera tem uma proposta mais versátil, capaz de ser usado no dia-a-dia e em longas viagens, mas encara um dia no autódromo, o GT3 é um dos modelos mais orientados para a pista. E a nova geração, recém-apresentada no Brasil, mostra que o GT3 mantém a potência da geração anterior, mas atendendo às legislações mais rígidas de emissões – o que é um feito e tanto.
Sob o capô está um motor de seis cilindros naturalmente aspirado que produz 510 cv e 45,8 kgfm de torque. Para reduzir as emissões, ganhou um novo sistema com quatro catalisadores capazes de atender às principais regulações internacionais. A mudança, no entanto, restringe o fluxo de ar, o que fez com que novas soluções fossem implementadas, como um novo radiador e uma nova transmissão. Os clientes podem escolher entre a PDK automática de 7 velocidades ou o câmbio manual de 6 velocidades. As relações também ficaram 8% mais curtas.
A suspensão dianteira, do tipo double wishbone (sistema independente que usa dois braços em forma de triângulo para sustentar cada roda) proporciona melhor estabilidade e maior área de contato do pneu com a pista, o que se traduz em entradas de curva mais rápidas. O pivô dianteiro ficou mais baixo e conta com um sistema anti mergulho que preserva o equilíbrio em frenagens bruscas.
Todos esses detalhes técnicos fazem sentido quando se está ao volante do GT3. As melhorias no conjunto que já era extremamente bem calibrado são surpreendentes. Ele é muito veloz nas retas (faz 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos), mas é nas curvas que mostra como os ajustes contribuem para uma direção focada na performance. A nova suspensão permite entradas de curva muito rápidas, e o volante é extremamente comunicativo. A velocidade com que o carro responde a qualquer mudança é impressionante.
As mudanças incluem ainda assoalho redesenhado, novo elemento aerodinâmico na carroceria e novo banco em concha fibra de carbono, com a possibilidade de tirar os encostos de cabeça para uso com capacete em pista. Na versão Touring, é possível optar por colocar dois bancos adicionais na segunda fileira. Ele também tem o pacote Weissach como adicional, que acrescenta elementos em fibra de carbono aparente, logotipo Weissach no banco e apliques no painel.
O novo 911 GT3 992.2 chega ao mercado custando a partir de R$ 1,62 milhão. Com as personalizações possíveis, o valor sobe ainda mais. Ele entrou em pré-venda no início do ano e as primeiras unidades já começaram a ser entregues para os compradores.
Quem compra o GT3 também pode participar de cursos de pilotagem promovidos pela Porsche. Há quatro níveis diferentes, cada um para um tipo de condutor. No primeiro nível, são ensinadas habilidades básicas de pilotagem esportiva, até a última, em que ele está apto a competir em disputas como a Porsche Cup.
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Filha de Faustão, Lara Silva atualiza estado de saúde do pai
O que a nova decisão de Moraes sinaliza sobre possível prisão de Bolsonaro







