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Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens paranaenses. Por Guilherme Voitch, de Curitiba
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Primeiro dia de propaganda no Paraná tem ‘tela azul’ de governadora

Erro impediu inserção da propaganda de Cida Borghetti; demais candidatos mantiveram linha da comunicação utilizada em suas redes sociais

Por Guilherme Voitch Atualizado em 2 set 2018, 18h41 - Publicado em 31 ago 2018, 22h30

O primeiro dia de horário eleitoral gratuito no Paraná foi marcado por um erro da campanha da governadora Cida Borghetti (PP), que impediu que a propaganda fosse ao ar no período da manhã. Entre os demais candidatos, houve uma repetição da linha geral que vinha sido explorado por cada um deles em suas redes sociais.

Os 3min02 de inserção a que Cida tinha direito foram ocupados por uma tela azul sem nenhum letreiro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), isso ocorreu porque a claquete (material de identificação do vídeo) enviada pela campanha de Cida continha informações diferentes do mapa de mídia apresentado anteriormente, o que impediu a exibição. O mapa de mídia também foi entregue após o prazo estabelecido pelo posto de atendimento às emissoras de rádio e televisão (pool) localizado na sede do TRE-PR. A campanha de Cida admitiu o equívoco.

No horário da noite, a peça foi transmitida normalmente, trazendo o apelo emotivo e “maternal” que tem norteado a campanha da governadora. O homem forte do marketing de Cida é o jornalista Marcelo Cattani, ex-secretário de Comunicação nos governos Beto Richa (PSDB) e Rafael Greca (PMN). A produtora responsável pelos vídeos é a Deiró.

Ratinho Junior (PSD) voltou a se apresentar como um personagem novo na política paranaense, capaz de interromper a “dinastia” de algumas famílias no comando do estado e “inovar” na gestão da máquina pública. Desde o ano passado, o deputado segue as orientações do marqueteiro argentino Jorge Gerez, que fez a campanha de Renan Filho para o governo de Alagoas em 2014. A produtora contratada é a curitibana Soft.

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João Arruda (MDB) tentou se colocar como principal nome da oposição na disputa. O programa do candidato do MDB fez críticas a gestão de Richa e buscou associar Cida e Ratinho ao tucano. O responsável pelo trabalho é o publicitário Paulo de Tarso, que trabalhou na campanha do tucano Aécio Neves à presidência. A produtora é a Zero4Um.

A propaganda do candidato petista Doutor Rosinha trouxe diversas menções ao ex-presidente Lula e ironizou os candidatos que afirmam “defender os mais pobres apenas durante a campanha”.  O blog não conseguiu apurar se a campanha conta com um marqueteiro e qual produtora foi responsável pela peça.

 

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