Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Paraná

Por VEJA Correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens paranaenses. Por Guilherme Voitch, de Curitiba
Continua após publicidade

Beto Richa vira personagem principal de debate no Paraná

Adversários tentaram relacionar figura de ex-governador tucano com os candidatos Cida Borghetti (PP) e Ratinho Junior (PSD)

Por Guilherme Voitch 17 ago 2018, 01h37

O ex-governador Beto Richa (PSDB) não esteve presente no primeiro debate entre os candidatos ao governo do Paraná, promovido pela Band na noite desta quinta-feira, 17, mas foi um dos nomes mais citados durante toda a noite.

Doutor Rosinha (PT), Professor Piva (PSOL) e João Arruda (MDB) buscavam o todo tempo associar Ratinho Junior (PSD) e Cida Borghetti (PP) a Richa. Tanto Ratinho, que foi secretário de Desenvolvimento Urbano do tucano, quanto Cida, que assumiu o governo depois da renúncia de Richa e tem ele na sua chapa como candidato ao Senado, se abstiveram de fazer uma defesa do ex-governador.

Arruda fez menção à Operação Quado Negro, que apura desvios em obras de escolas estaduais no Paraná, e disse que “Ratinho e Cida participaram de um governo que, com sua corrupção, envergonhou o Paraná”. Piva e Rosinha lembraram do dia 29 de abril, quando houve confronto entre Polícia Militar e manifestantes durante a votação de um pacote de austeridade enviado por Richa à Assembleia Legislativa. “Você estava ao lado de Beto quando a PM batia nos professores”, disse o candidato do PSOL.

Cida buscou relatar os feitos de sua gestão, iniciada apenas em abril deste ano. Ela investiu no discurso de “mãe dos paranaenses” (“Gosto de cuidar das pessoas”) e destacou a criação de uma delegacia especializada anticorrupção.

Continua após a publicidade

Ratinho Junior também destacou sua atuação como secretário, sem, no entanto, citar o ex-governador Beto Richa. Ele deu destaque a propostas sobre agronegócio, segurança pública e voltou a afirmar que quer representar uma ruptura na política paranaense, “dominada pelas mesmas famílias há trinta anos.”

O debate ainda contou com duas referências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua fala de abertura e em suas considerações finais, o candidato petista Dr. Rosinha saudou o ex-presidente. “Me falaram que ele está assistindo o debate. Boa noite, presidente Lula.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.