PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

Como um baterista sem braço fez um dos maiores álbuns de rock dos anos 80

Rick Allen perdeu o membro em um acidente de carro, porém dois anos depois lançou com Def Leppard o álbum 'Hysteria', um dos mais importantes do grupo

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 dez 2024, 15h43 - Publicado em 10 dez 2024, 15h00

Há quase 40 anos, na noite de Réveillon de 1984 para 1985, o britânico Rick Allen, à época um dos mais talentosos bateristas de rock do mundo, sofreu um grave acidente de carro que decepou seu braço esquerdo. O que poderia ser o fim de sua carreira musical – e também da banda Def Leppard, na realidade significou um recomeço e uma bela história de superação.

Allen retornava de um passeio ao reservatório Ladybower, na Inglaterra, quando seu carro foi ultrapassado por outro. Acompanhado da namorada na época, o músico, de apenas 21 anos, entrou em uma disputa de velocidade com o carro ao lado, mas acabou perdendo o controle do carro em uma curva. Após capotar várias vezes, o cinto de segurança, que estava mal colocado, prendeu seu braço, enquanto o corpo foi arremessado para fora do veículo. A namorada ficou presa no banco e felizmente não sofreu ferimentos graves.

Cerca de 30 dias depois, em 29 de janeiro de 1985, o músico deixava o hospital e, para a surpresa dos fãs e da banda, retornaria à banda. A saída foi desenvolver uma bateria montada de maneira que ele pudesse tocar sem um braço, com um kit de bateria eletrônico para substituir o membro faltante.

O esforço deu resultado e em 1987 eles lançaram Hysteria, com os principais hits do grupo, como Pour Some Sugar On Me, Armageddon It, Animal, Women e Loves Bites. Em 1991, no entanto, outra tragédia abalaria o grupo: a morte de Steve Clark por problemas com alcoolismo. Mas o Def Leppard resistiu e lançou outros sete álbuns até 2015.

A banda ganhou bastante notoriedade no Brasil e já se apresentou por aqui inúmeras vezes, inclusive no festival Rock in Rio, em 2017. O grupo estava agendado para se apresentar na primeira edição, em 1985, mas cancelou justamente por causa do acidente com o Allen. A última visita do grupo ao país ocorreu em 2023, em um show no Allianz Parque.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.