
Texto do dia 19/05/2005
Do discurso pronunciado esta tarde pelo senador Cristovam Buarque (PT-DF):
“Este ano completamos 20 anos de democracia. Qual foi a resposta que demos ao povo para justificar a existência de uma democracia, além da necessária liberdade de que precisamos aqui?
A liberdade é uma condição fundamental à democracia, mas não é condição suficiente. Não adianta, nem sobrevive democracia que não for capaz de dar respostas aos problemas do povo. E não resiste democracia cujo governo não tiver a legitimidade de cumprir algumas condições.
A primeira condição é a de manter a economia funcionando. E o governo do Partido dos Trabalhadores, do meu Partido, a meu ver, com todas as dificuldades, está cumprindo esse lado.
A segunda, é cumprir as promessas assumidas na campanha. Aí cometemos algumas falhas: ou porque o Governo não as cumpre ou porque não explica por que não cumpre. O povo vai ficando impaciente diante de promessas não-cumpridas.
A terceira condição é a de fazer as reformas sociais que o nosso País precisa. Quando vemos problema arrebentando na Bolívia, no Equador, na Argentina há algum tempo, é preciso ouvir o aviso que vem das”calles” (ruas) desses países.
O aviso de que o povo não espera eternamente diante do show democrático dos políticos se não houver uma mudança concreta na realidade das condições de vida. E não estamos fazendo essas reformas.
O quarto é passar com clareza a idéia de que somos um governo honesto. A corrupção não apenas deteriora o governo, mas transforma a impaciência do povo em rebeldia, e a rebeldia, em revolução. E, às vezes, sem esperar, acordamos num clima de conturbação.
O slogan na Bolívia, no Equador e na Argentina era que se”vayan todos”, em espanhol. Ou seja, que não fique nenhum. Não faziam diferença entre situação e oposição.
Esse é um risco que podemos estar começando a viver. O povo está impaciente nas ruas. Para onde nós, líderes brasileiros, queremos levar este País? Onde queremos definir que esteja o Brasil em 2022 quando estivermos completando o segundo centenário da República?”
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.