Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Aumenta a tentação do PT de levar a candidatura de Lula até o fim

Afinal, uma notícia boa para o partido

Por Ricardo Noblat Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 ago 2018, 13h31

Para o propósito de Lula ser candidato às próximas eleições e possa, de dentro da cadeia, fazer campanha, de nada servirá na prática o parecer do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado há pouco em Genebra, na Suiça.

Mas para reforçar a falsa verdade de que Lula é um preso político e não um político preso, sujeito a restrições severas e talvez injustas por parte do Estado brasileiro, nada a essa altura poderia ser melhor para ele, o PT e o ex-prefeito Fernando Haddad, que substituirá Lula como candidato.

Formado por representantes de 18 países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Grécia e Portugal, presidido por um israelense, o Comitê pediu ao Brasil que garanta os direitos políticos de Lula de participar mesmo preso das eleições de outubro.

Segundo um porta-voz do Comitê, o pedido não significa que “tenha sido encontrada uma violação (contra Lula) ainda”. É uma medida urgente para preservar os direitos dele, “enquanto se aguarda a consideração do caso sobre o mérito”. Isso só acontecerá no próximo ano.

Nem o Estado, nem a Justiça brasileira estão obrigados a acolher o pedido do Comitê. Como não o faz a maioria dos países com assento no próprio Comitê. Mesmo assim, a defesa de Lula lucra com o episódio. Aumentará a tentação do PT para levar a candidatura dele até o fim.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.