Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A marcha da insensatez do PT em Pernambuco

A lição esquecida de Tancredo Neves

Por Ricardo Noblat
Atualizado em 2 ago 2018, 07h00 - Publicado em 2 ago 2018, 07h00

Do alto de uma sabedoria acumulada ao longo de décadas, o presidente da República que morreu antes de tomar posse costumava ensinar aos jovens: “O natural na política é muito forte”.

O mineiro Tancredo de Almeida Neves, no ramo da política há mais de 50 anos, queria dizer simplesmente o seguinte: contra o natural, não insista. Se insistir, no mais das vezes perderá.

Era natural, por exemplo, que o deputado Ulysses Guimarães, líder da oposição nos anos 80, fosse o candidato do PMDB a presidente da República se as eleições diretas acabassem restabelecidas.

Como não foram, a candidatura de Tancredo tornou-se natural. Tanto que ele se elegeu em um colégio formado por deputados, senadores e delegados estaduais onde o governo tinha maioria.

A candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco era o natural até ontem. Neta de Miguel Arraes, ela empolgou o PT no Estado e lidera todas as pesquisas de intenção de voto. Mas aí…

Continua após a publicidade

Interessado em impedir que o PSB apoie Ciro Gomes (PDT), a Executiva do PT vetou a candidatura de Marília para facilitar a reeleição de Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco.

Não sairá barato para o PT. Hoje, 320 delegados do PT pernambucano se reunirão no Recife para decidir se o partido deve ou não ter candidato próprio ao governo.

E se decidirem que o partido deve ter? Então no próximo domingo aclamarão Marília como candidata. E como ficará a direção nacional do partido? E como ficará o PSB que recuou do apoio a Ciro?

A candidatura de Marília já foi longe demais para que o PT possa rifá-la sem que o partido imploda no Estado. Ali, antes de Marília, o PT se tornara irrelevante apesar de toda a força de Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.